Topo

Uruguai recebe aval da Fifa para convocar Suárez para amistosos

Das agências internacionais

Em Montevidéu (Uruguai)

08/09/2014 06h51

A seleção uruguaia poderá contar com Luis Suárez para a disputa de dois amistosos em outubro. A federação local consultou a Fifa e a entidade deu o sinal verde para a liberação do atacante, suspenso pela mordida dada no italiano Giorgio Chiellini na Copa do Mundo, para estas partidas.

O Uruguai tem dois amistosos programados para outubro, ambos na Ásia. No dia 10, a Celeste Olímpica encara a Arábia Saudita. Três dias depois, a equipe enfrenta Omã. Como a suspensão de Suárez vale apenas para jogos oficiais, o atacante tem condições de participar destas duas partidas.

Para a Federação Uruguaia (AUF), a confirmação da liberação de Suárez traz dois benefícios. Além do reforço de um de seus jogadores mais importantes, a seleção pode pedir um valor mais alto no cachê para estes dois jogos.

O Barcelona também gostou da novidade. O clube espanhol quer que Suárez adquira ritmo de jogo o mais rápido possível e esteja nas melhores condições para quando terminar a punição imposta pela Fifa.

Inicialmente, Suárez foi afastado de qualquer atividade relacionada ao futebol durante os quatro meses de suspensão. Após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) analisar o caso, o jogador foi liberado para participar dos treinos e ser apresentado no Barcelona. Ele até participou do amistoso contra o León, pelo troféu Joan Gamper.

O primeiro jogo oficial do uruguaio após o fim da sanção deve ser o clássico contra o Real Madrid, em 26 de outubro.