Topo

Fique esperto Ronaldinho! Refugo do São Paulo está brilhando no México

Do UOL, em São Paulo

12/09/2014 06h00

Em cinco meses de São Paulo ele pouco fez. No México, no entanto, Dorlan Pabón está em grande fase desde que retornou no segundo semestre deste ano. Prestes a enfrentar a concorrência de Ronaldinho, o colombiano que virou reserva com Muricy Ramalho é referência no Campeonato Mexicano: artilheiro e destaque do Monterrey, no topo da tabela.

Pabón participou das sete partidas disputadas pela equipe e marcou sete gols. Na lista de artilheiros, seus concorrentes mais próximos têm três gols a menos. Além disso, o colombiano foi responsável por 70% dos gols do Monterrey.

Como seu time divide a liderança com o América (estão empatados com 16 pontos), Pabón já viu seu nome nos jornais locais ser ligado a uma expressão que nos tempos de São Paulo soaria como piada: “Pabondependencia”.

Quando foi contratado pelo clube do Morumbi em janeiro deste ano, o atacante vinha de fase apagada no Valencia, da Espanha, mas chegava credenciado por ter sido vice-artilheiro da Libertadores de 2012. Muricy decidiu apostar nele e deu chances entre os titulares.

Pabón, no entanto, não correspondeu e logo foi parar na reserva. Em 18 jogos com a camisa tricolor, ele fez apenas dois gols: um de pênalti e outro de falta, contando com falha do goleiro. Por isso, em junho, o São Paulo avisou que não exerceria a opção de prolongar o vínculo do atual artilheiro do Campeonato Mexicano.

“Estou muito feliz por estar brigando pela artilharia, mas ainda falta muito. Vou continuar trabalhando muito para continuar em primeiro, que é o meu objetivo”, disse o colombiano, que nos próximos dias passará a ter como rival ninguém menos que Ronaldinho, novo reforço do Querétaro.