Van Damme do futebol é cunhado de ex-número 1 do tênis e quase jogou a Copa
O futebol também tem seu Van Damme. E isso não é uma brincadeira. Mais alto, menos forte e sem a mesma habilidade para as artes marciais, o zagueiro/lateral Jelle Van Damme é belga como o ator, mas seu negócio está no esporte. Jogador do Standard Liège, ele também tem uma forte ligação com o tênis, já que sua mulher, Elke, é irmã de Kim Clijsters, ex-número 1 do mundo.
Quando Jelle nasceu, em 1983, Van Damme tinha apenas 23 anos e era conhecido exclusivamente por sua carreira no esporte. Era campeão europeu de caratê, havia treinado nos Estados Unidos e abrira uma academia em Bruxelas.
O lutador, na verdade, usa Van Damme como nome artístico. Seu nome de registro é Jean-Claude Camille François Van Varenber. Resultado: em homenagem a ele, o jogador se chama Jelle François Van Damme.
As semelhanças param por aí. Jelle, o lateral-esquerdo, tem 1,94m de altura, diante dos 1,77m do ator e ex-fisiculturista. Embora já tenha 30 anos, participou do grupo que classificou a nova geração belga para a última Copa do Mundo. E Jelle por pouco não veio ao Brasil. Ele estava na lista de suplentes do técnico Wilmots.
Antes de defender o Standard Liège, o “Van Damme jogador” atuou por Ajax (HOL), Southampton (ING), Werder Bremen (ALE), Anderlecht (BEL) e Wolverhampton (ING). Nesse último time, inclusive, ficou conhecido como rebelde por ter forçado sua ida ao Standard Liège menos de seis meses depois de ter assinado por quatro meses com os ingleses.
A razão para isso foi familiar, já que sua mulher, então grávida, e seu filho viviam em Bruxelas. Van Damme é casado desde 2008 com Elke Clijsters, ex-tenista que foi a 389ª no ranking mundial e é irmã de Kim Clijsters, ex-número 1 do mundo. Já seu sogro, Lei Clijsters, também foi jogador de futebol e chegou a defender a seleção belga em 40 oportunidades.
Em 2012, o Van Damme jogador lembrou um pouco alguns personagens do Van Damme ator quando deu uma encarada em um repórter, com direito a ameaça e dedo no rosto (veja o vídeo abaixo). Mas esse foi só um lampejo: o negócio de Jelle é mesmo o futebol.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.