Topo

Atlético-MG se antecipa às eleições e segura lideranças do elenco em 2015

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

08/10/2014 06h00

O Atlético-MG terá eleição para presidente no final deste ano, quando Alexandre Kalil encerrará o seu segundo mandato. Essa situação, no entanto, não impede a atual diretoria do alvinegro de planejar a próxima temporada. Como parte do trabalho, o clube já antecipa renovações de contrato e projeta a manutenção das principais lideranças do elenco, garantindo uma base de experiência, independente mesmo de quem será o treinador.

Levir Culpi sinalizou que não deverá seguir no Atlético-MG, por considerar difícil continuar trabalhando no futebol brasileiro, em 2015. A diretoria atleticana, no entanto, já aceno que tentará convencer o experiente treinador a seguir no clube.

O fato de o candidato da situação na eleição para presidente do clube ser Daniel Nepomuceno, atual vice de Alexandre Kalil, estimula a antecipação do planejamento. A renovação de contratos é prioridade. Foi o caso do zagueiro Leonardo Silva, cujo acordo para novo compromisso com o clube foi anunciado no último sábado.

A diretoria atleticana vive momento de retração. Não apenas em função do processo eleitoral, mas também de dificuldades financeiras que geram atrasos de salários e do pagamento de direito de imagem, os dirigentes atleticanos evitam falar sobre o planejamento do time para a próxima temporada.

Evitando entrar em detalhes, o diretor de futebol Eduardo Maluf reconhece a importância de seguir com líderes do grupo. “Todos eles possuem importância no elenco, são experientes e exemplos. Além disso, estão rendendo bem na temporada”, afirmou o dirigente. “Observamos e decidimos pelo acerto por mais um ano”, acrescentou Maluf.

Antes de Leonardo Silva, o Atlético-MG já havia renovado o vínculo com o volante Pierre, que também ficará por mais um ano no clube.  O experiente jogador é peça importante no grupo alvinegro, especialmente pela liderança e carisma.

Outros jogadores experientes e importantes no dia a dia atleticano, também estão garantidos em 2015, por terem contratos em vigor e não haver um interesse em negociá-los. Enquadram-se nessa situação o goleiro Victor, o zagueiro Réver, que se recupera de cirurgia e deverá voltar a ser o capitão em 2015, quando voltar a atuar, além do selecionável Diego Tardelli.

Com estilo calmo e sereno, sempre discreto, Leonardo Silva tem a confiança dos companheiros e tem voz ativa entre os jogadores. Em campo, é responsável por puxar as conversas e a passar orientações. “O capitão não tem de se intrometer na vida dos companheiros, mas é uma liderança no grupo importante, a gente procura ajudar, conversar, passar dicas sempre, este é o nosso papel”, disse o zagueiro, que herdou a braçadeira com a contusão de Réver.

Um dos atletas que mais vem aproveitando a companhia do experiente jogador é o jovem zagueiro Jemerson, revelado na base e que virou titular. “É muito importante jogar ao lado de um jogador experiente como o Leonardo Silva. Ele me passa muita coisa, me ajuda, me orienta e a gente fica mais tranquilo”, salientou Jemerson.

Não são apenas os mais jovens que confiam na liderança do zagueiro, que não deverá enfrentar o Fluminense, nesta quinta-feira, por estar contundido. “O Leonardo é um jogador importante, um dos grandes nomes do nosso elenco, nosso capitão. A renovação de contrato dele é importante para todos”, comentou o volante Leandro Donizete.