Topo

Esquecido desde a primeira era Dunga, Naldo volta a se destacar na Alemanha

Jochen Luebke/AP Photo
Imagem: Jochen Luebke/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

08/10/2014 14h49

Lembra do Naldo, aquele zagueiro alto, que jogou no Juventude e chegou à seleção brasileira quando atuava pelo Werder Bremen? Os últimos técnicos do Brasil não lembram. Fora das convocações desde a primeira vez que Dunga comandou a equipe, o zagueiro, agora no Wolfsburg, voltou a jogar bem na Alemanha.

Nesta semana, o jogador de quase dois metros de altura (,197m) foi eleito para a seleção da semana do Fifa Ultimate Team. O último brasileiro eleito para a equipe, divulgada semanalmente, foi o lateral-esquerdo Maxwell, do PSG, na primeira semana de setembro.

Na última rodada do Campeonato Alemão, Naldo foi o grande responsável pela vitória do Wolfsburg sobre o Augsburg por 1 a 0. Além de brilhar na defesa, ele foi o autor do gol da vitória. A revista Kicker, especializada em futebol, elegeu o brasileiro o melhor do jogo – e ele ainda entrou na seleção da rodada.

Naldo está fora da seleção desde 2009, quando participou das Eliminatórias. Ele fez parte, também, do time que foi campeão da Copa América de 2007 – naquele time, porém, a zaga titular era formada por Juan, de saída do Bayern Leverkussen para a Roma, e Alex, ex-Santos, então zagueiro do Chelsea.

Desde então, Naldo acabou ofuscado por rivais mais constantes. Para a Copa do Mundo, por exemplo, Dunga convocou Lúcio e Juan como sua dupla titular, com Luisão e Thiago Silva na reserva. Com Mano Menezes e Felipão, o zagueiro também não teve chances, com atletas mais jovens sendo lembrados, como Thiago Silva, David Luiz, Dedé e, mais recentemente, Dante.

Outro brasileiro entra no time reserva

Completando a seleção da semana do Fifa, a defesa tem o goleiro espanhol De Gea, do Manchester United, que pegou um pênalti e fez uma bela defesa na vitória sobre o Everton por 2 a 1, além do sérvio Ivanovic (Chelsea), do português Ricardo Carvalho (Monaco) e do italiano Bonucci (Juventus).

No meio-campo, só jogadores ofensivos, comandados por Robben, dois gols contra o Hannover na vitória do Bayern de Munique por 4 a 0: Moi Gomez (Villareal), Insigne (Napoli), Vejinovic (Vitesse) e Robben. No ataque, Fletcher, escocês do Sunderland que marcou duas vezes nos 3 a 1 sobre o Stoke City, e Lacazette, destaque do Lyon nos 3 a 0 sobre o Lille.

Entre os reservas, mais um brasileiro aparece. Daniel Sobralense, ex-Fortaleza e Náutico, deu três assistências na vitória do pequeno Orebro sobre o Elfsborg por 5 a 1 no Campeonato Sueco.