Topo

Rooney dá show e Inglaterra passeia diante do pior time do mundo

Do UOL, em São Paulo

09/10/2014 17h35

A Inglaterra goleou com facilidade San Marino em Wembley por 5 a 0, com uma grande atuação do capitão e atacante Rooney, na tarde desta quinta-feira. O resultado deixa a equipe com seis pontos, líder do Grupo E das Eliminatórias para a Eurocopa da França em 2016, empatada com a Lituânia. Os dois primeiros se classificam direito para o torneio e o terceiro participa de uma repescagem.

Considerando o que foi o jogo, o placar acabou ficando bastante modesto.

A Inglaterra teve 70% da posse de bola, completou 542 passes contra 71 de San Marino, chutou 28 vezes contra apenas um chute dos rivais. San Marino é hoje a pior seleção do mundo, ocupando a 208ª e última colocação no ranking da Fifa ao lado de Butão.

Fases do jogo: Com tamanha superioridade, o placar foi sendo construído com muita naturalidade. Aos 25 minutos, após uma cobrança de escanteio, Jagielka marcou de cabeça. Aos 43 minutos do Palazzi derrubou Rooney na área. Pênalti que o camisa 10 bateu firme e ampliou.

Logo no começo do segundo tempo, Chamberlain escapou pela direita e rolou para Welbeck, livre dentro da área, que só empurrou para às redes para fazer o terceiro.

Chamberlain fez o quarto, aos 16 da etapa final, mas Lallana estava em posição irregular e o juiz invalidou o lance. Sem problemas. Onze minutos depois, Towsend saiu driblando e marcou o quarto. Aso 33, Rooney girou e bateu de cobertura para fazer o quinto (a bola bateu em Valle antes de entrar).

O melhor: Rooney - O capitão da Inglaterra marcou um gol, sofreu um pênalti e participou das melhores oportunidades criadas. Se movimentou por todo o ataque procurando (e encontrando) espaços pela defesa de San Marino, foi o jogador que mais finalizou no jogo e ainda deu passes decisivos para seus companheiros. Ao lado de Welbeck, foi o jogador britânico mais perigoso.

O pior: Valle - O time de San Marino passa longe de ser competitivo, é verdade. Entretanto a atuação do defensor foi um desastre. Alessandro Della Valle, de 32 anos, esbarrou no goleiro e possibilitou o primeiro gol inglês, deixou Welbeck passar livre para marcar o terceiro, ficou apenas olhando a jogada de Townsend no quarto gol e conseguiu fazer contra após o giro de Rooney.
 
Toque dos técnicos: No primeiro tempo o time britânico tentou as jogadas prioritariamente pelo meio e na segunda etapa com as entradas de Lallana e Townsend o jogo passou a fluir melhor pelos lados do campo.
 
Roy Hodgson começa a trabalhar o substituto de Gerrard na seleção inglesa. O nome da vez é Milner. O armador do Manchester City foi recuado pelo treinador e ao lado de Wilshere e Henderson dominou as ações do meio-campo. Resta saber se a alternativa também funcionará contra adversários mais fortes.
 
INGLATERRA 5 x 0 San Marino
 
Data: 9 de outubro de 2014
Horário: 15h45 (de Brasília)
Local: Wembley, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Marcin Borski (POL)
Assistentes: Rafal Rostkowski (POL) e Marcin Boniek (POL)
Gols: Jagielka, Rooney, Welbeck, Townsend, Valle (contra)
 
Inglaterra: Hart; Chambers, Cahill, Jagielka, Gibbs; Milner, Henderson (Chamberlain), Wilshere; Sterling (Lallana); Rooney, Welbeck (Townsend)
Técnico: Roy Hodgson
 
San Marino: Simoncini; Palazzi (Buscarini), Vitaioli, Valle, Brolli, Battistini; Hrisch, Chiaruzzi, Tosi (Gasperoni), Vitaioli; Selva (Rinaldi)
Técnico: Pierangelo Manzaroli