Topo

Após imbróglio, Guiné Equatorial é escolhida para receber a Copa Africana

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 10h02

A Confederação Africana de Futebol (CAF) definiu a nova sede da Copa Africana de Nações. Após a desistência do Marrocos em organizar a competição, a entidade anunciou que o torneio ocorrerá em Guiné Equatorial entre os dias 17 de janeiro e 8 de fevereiro.

"O governo de Guiné Equatorial concordou em sediar a competição. Como resultado, o Comitê Executivo da CAF confirmou que o torneio seguirá adiante e que Guiné Equatorial competirá como país-sede", disse a entidade em um comunicado.

A definição da sede da Copa Africana virou um imbróglio que se arrastou nos últimos meses. Escolhido em abril para organizar o torneio, Marrocos voltou atrás e pediu adiamento da competição por causa da epidemia de ebola que atingiu o continente. O país temia que o grande fluxo de torcedores pudesse alastrar o contágio da doença.

A CAF, porém, negou a possibilidade de adiar a Copa Africana, alegando compromissos com patrocinadores. Desta forma, optou por buscar uma nova sede e prometeu acionar judicialmente o Marrocos por não cumprir os acordos assumidos. O país acabou banido da competição e pode ser excluído de futuros torneios da entidade continental.

Um dos países menos populosos da África, com apenas 600 mil habitantes, Guiné Equatorial dividiu com o Gabão a organização da Copa Africana de 2012. As partidas devem ocorrer em quatro cidades: Bata, Ebebiyin, Mongomo e a capital Malabo.