Topo

Castan é submetido a cirurgia no cérebro na Itália e passa bem

Cavernoma (deformação vascular) foi removido do cérebro de Leandro Castán - Riccardo de Luca/AP
Cavernoma (deformação vascular) foi removido do cérebro de Leandro Castán Imagem: Riccardo de Luca/AP

Do UOL, em São Paulo

03/12/2014 12h15

O zagueiro Leandro Castan foi submetido a cirurgia no cérebro nesta quarta-feira, na Itália. Os médicos retiraram o cavernoma (malformação vascular do sistema nervoso central) após o atleta se queixar de fortes tonturas durante jogo pela Roma. O procedimento cirúrgico foi considerado um sucesso pelo clube italiano.

De acordo com o site oficial da Roma,  o cavernoma media 3 cm. Foram três horas e trinta minutos de cirurgia, feita através de microscópio cirúrgico e neuronavegador. Exame de ressonância magnética comprovou a remoção completa do cavernoma.

Castan está lúcido e respira sem ajuda de aparelhos. Ele permanecerá em cuidados intensivos pelas próximas 24 horas. Novos exames serão feitos para avaliar a recuperação. Não há previsão de alta.

Técnico da Roma, o francês Rudi Garcia acredita no retorno do zagueiro aos campos.

"Estamos todos com Leo [Castan]. Não é apenas um grande jogador, mas um grande guerreiro. Ele vai voltar 200%".   

Em novembro, a reportagem do UOL Esporte ouviu Marcelo Castán, pai do jogador, que falou com serenidade sobre o problema do filho.

"Ele tem uma má formação congênita, isso porque ele vinha em uma série de contusões na Itália, e as contusões não saravam e fizeram alguns exames, ressonância nele e foi detectado isso (cavernoma)", disse o pai do ex-corintiano.