Topo

Federação Russa suspende jogador que reagiu a insulto racista em partida

Guelor Kanga (à dir.) disputa bola em partida do Campeonato Russo -  Epsilon/Getty Images
Guelor Kanga (à dir.) disputa bola em partida do Campeonato Russo Imagem: Epsilon/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 17h20

A Federação Russa de Futebol anunciou, nesta sexta-feira, a suspensão de três jogos do gabonês Guelor Kanga, que atua pelo FC Rostov, por fazer gestos para a torcida durante partida do Campeonato Russo. O atleta reagiu a cânticos racistas entoados pela torcida do Spartak Moscow.

Guelor Kanga quebrou regra que proíbe gestos de insultos aos torcedores na Rússia e, além da suspensão, recebeu multa de 50 mil rublos (R$ 2,4 mil). O Spartak, por sua vez, também foi multado por conta das ofensas racistas e terá de pagar 70 mil rublos (R$ 3,4 mil), em punição referente ao xingamento da torcida, não especificalmente sobre racismo.

É a segunda vez que algo semelhante acontece na Rússia. Em setembro, Christopher Samba, do Dínamo de Moscou, foi suspenso por dois jogos após reagir a insultos raciais da torcida do Torpedo Moscou.

De acordo com a Reuters, Artur Grigoryants, responsável pelo comitê disciplinar da Federação Russa, afirmou que nas provas de vídeo não é possível ouvir insultos raciais dirigidos a Kanga.