Topo

Inter anuncia aposentadoria de Índio e promete jogo de despedida

No Inter desde 2005, Índio ganhou 15 títulos e disputou 391 partidas - Edu Andrade/Agência Freelancer
No Inter desde 2005, Índio ganhou 15 títulos e disputou 391 partidas Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

05/12/2014 16h33

Índio pendurou as chuteiras. Horas depois de Abel Braga brincar com a ausência do zagueiro ao treinamento desta sexta-feira (05), no CT do Parque Gigante, o Internacional anunciou que o camisa 3 encerrou a carreira como jogador de futebol. O comunicado, no site do clube gaúcho, ainda promete uma partida amistosa de despedida, em 2015.

“Vou encerrar minha carreira e só tenho a agradecer por tudo que o Inter me deu. Quero agradecer a todos que me ajudaram, a cada um que nos momentos difíceis esteve do meu lado me dando força. Eu fui muito feliz aqui no clube, sempre procurei me dedicar e sempre vesti a camisa com muita raça. Aqui dentro se formou uma família, passamos dificuldades para vencer os objetivos maiores e graças a Deus as alegrias sempre foram maiores que as tristezas”, disse o zagueiro em texto divulgado pelo Colorado.

Mais cedo, Índio se ausentou do que seria seu último treinamento no Internacional. Até o início da tarde, o clube e a assessoria do jogador não sabiam os motivos para a não ida ao CT. Pouco depois, o estafe de Índio alegou problemas particulares.

“Saí lá da roça, de uma cidade pequena, passei muita dificuldade nessa vida para chegar até aqui e eu devo isso a cada um de vocês. Vou sentir muita falta de todos aqui, mas sempre levarei o Inter no meu coração”, afirmou Índio, naquilo que o Inter chamou de discurso de despedida, na nota oficial.

Segundo o Colorado, Índio dará uma entrevista coletiva logo após o Campeonato Brasileiro para falar sobre a aposentadoria. No Beira-Rio foram 10 temporadas e o status de zagueiro artilheiro, com mais gols até que Figueroa, e 391 partidas disputadas.

Ao todo, foram 15 títulos com destaque para o bicampeonato da Libertadores (2006 e 2010) e o Mundial de Clubes, diante do Barcelona, no Japão.

Aos 39 anos, Índio recebeu duas sondagens ao longo de 2014 para deixar o Internacional. Primeiro foi contatado pelo Coritiba, então dirigido por Celso Roth, mas acabou ficando. O cenário se repetiu pouco depois com o interesse da Chapecoense. Nas últimas semanas, o nome dele foi ligado ao Novo Hamburgo, que irá disputar o Campeonato Gaúcho. Mas até agora não houve acerto entre as partes.