Topo

Barcos pede atenção ao Grêmio para 2015: "Só com jovens será complicado"

Do UOL, em Porto Alegre

06/12/2014 14h00

O início da formação do grupo do Grêmio para a temporada que vem indica corte de gastos e aproveitamento das categorias de base. Mas com o grupo formado apenas por meninos, será complicado conquistar títulos grandes, na avaliação do capitão Barcos. O Pirata concedeu entrevista coletiva neste sábado (06) e pediu atenção à montagem do elenco para a próxima temporada. 

"Isso não nos diz respeito. Formar um grupo competitivo cabe ao treinador e à direção. Estamos aqui para somar. Nosso objetivo depende do que tivermos. Se sair todo mundo e chegarem só meninos da base será complicado ser campeão brasileiro. Mas só saberemos disso no ano que vem, o grupo que teremos e o que dará para fazer", declarou o camisa 9. 

Artilheiro do time na temporada, Barcos trabalhou entre os reservas na atividade de sexta-feira e pode até ser poupado do jogo de domingo, contra o Flamengo, pela última rodada do Brasileirão. Já não há grandes objetivos em disputa e o time gaúcho não tem condições de conquistar vaga na próxima Libertadores. Por isso, alguns meninos podem ser observados. Mas na avaliação do centroavante, o grupo não pode ser formado apenas por este tipo de jogador no ano que vem. 

"É sempre impotante termos atletas formados no clube. Mas tem que ter jogadores com mais experiência para jogar a responsabilidade. Nem todos de experiência e nem todos da base vão nos fazer conquistar. Temos que ter uma mistura boa e é isso que o Grêmio vai fazer", afirmou. 

O Grêmio já começou a se movimentar no mercado. O zagueiro Thiago Heleno, que disputou o Brasileirão pelo Figueirense, pode ser o primeiro nome anunciado após o fim do torneio. De saídas, Dudu, Alán Ruiz e Zé Roberto não devem permanecer para o próximo ano. Ruiz já foi dispensado, Dudu encerra sua participação no domingo e Zé tem poucas chances de renovar contrato. E a lista dos que ainda podem deixar o clube é grande. Pedro Geromel, Pará, Werley, Edinho, Fernandinho, Breno, Matías Rodríguez, Walace, Luan, todos ou estão na mira de outras equipes ou estão liberados para buscar outro destino. 

O último jogo oficial de 2014 ocorre neste domingo às 17h (horário de Brasília), contra o Flamengo. O duelos erá disputado na Arena, em Porto Alegre.