Topo

Alto salário e possível retorno de Moreno indicam saída de Barcos do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2014 12h29

Ainda não há proposta oficial, mas Barcos pode deixar o Grêmio. O centroavante tem um dos salários mais altos do grupo tricolor, deve receber a concorrência do valorizado Marcelo Moreno e é alvo de clubes do México. Por isso, não seria surpreendente uma negociação do Pirata, encerrando sua passagem por Porto Alegre após dois anos. 

Barcos chegou ao Grêmio no início de 2013. No primeiro ano teve dificuldades e marcou poucos gols. Nesta temporada, foi artilheiro do clube anotando 29 vezes. Capitão da equipe, se consolidou como um dos principais líderes do grupo gremista, mas nem assim evitou vários momentos delicados com a torcida. Foi pressionado algumas vezes e encontrou a paz apenas na chegada do técnico Luiz Felipe Scolari. 
 
Com mais um ano de contrato, o Pirata rechaçou a chance de sair, mesmo que tenha deixado uma condicional em aberto, no último final de semana. 
 
"Tenho contrato por mais um ano e ninguém me falou que vou sair. Até agora estou no Grêmio. No dia 8 irei me reapresentar. Não tenho nenhuma oferta concreta e acho que o clube também não tem", afirmou Barcos. "Eu acredito muito no trabalho que o Felipe [Luiz Felipe Scolari, técnico do Grêmio] tem feito. Nós jogadores todos acreditamos. Eu tive propostas durante o ano, mas nenhuma que me fizesse pensar em sair. Estou cômodo e feliz aqui. Para sair teria que ser algo que o clube me falasse: 'aproveita que também nos serve'. Mas não estou pensando nisso agora", completou.
 
O irmão e empresário do jogador mantém conversas frequentes com a direção gremista, e ainda não tem uma proposta oficial. No entanto, é fato que a redução salarial pela qual o Grêmio passará, de 30%, pode incluir uma troca de centroavante titular, de Barcos por Moreno. O Pirata recebe mais do que o boliviano e a troca ajudaria nesta situação. 
 
Uma eventual proposta, que deve acontecer, seria bem vista pelos diretores gremistas, que antes precisam ter certeza sobre a intenção de Moreno em retornar para Porto Alegre. O boliviano precisa mostrar interesse em jogar no Tricolor na próxima temporada. Caso contrário, o plano muda, Barcos fica e Moreno sai. Juntos, eles não devem ficar. 
 
Encarando uma difícil situação financeira, o Grêmio tenta remontar o elenco. Muitos jogadores devem sair, e duas contratações, no máximo, serão feitas. A primeira deve ser o meia Douglas, que disputou a Série B pelo Vasco.