Topo

Índio confirma aposentadoria, chora no adeus e vira embaixador do Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2014 17h24

O zagueiro Índio está oficialmente aposentado. Três dias depois do Internacional anunciar, ele confirmou que deixa o Beira-Rio para não voltar mais a campo. Sondado para disputar o Gauchão pelo Novo Hamburgo, o jogador chorou nesta segunda-feira (08), ao se despedir do clube gaúcho. E ainda recebeu o convite para atuar como embaixador do time.

“Eu tive até algumas propostas para jogar em 2015, mas uma coisa que me fez sempre me levar até as conquistas foi o foco. A vontade. E isso dentro de mim morreu. Então não acharia justo iniciar outro ano sem aquela ambição de antes”, disse Índio.

A nova função ainda não tem determinações claras, mas leva em conta a possível permanência de Índio em Porto Alegre. Ficando na cidade, o agora ex-zagueiro poderia viajar para eventos consulares do clube em outras cidades. E seguir com o time em partidas importantes.

"Ainda não sei, não tenho nada em mente. Vou para casa, lá no interior. Vou descansar um pouco. Mas lógico que vou ter que arranjar outra coisa para trabalhar. Agora só penso em descansar", brincou.

Antes da manifestação, o camisa 3 recebeu uma placa e outras homenagens. Foi durante este momento que Índio não segurou a emoção e chorou.

“Aos 40 anos encerro a carreira com muita alegria e amor por tudo que fiz aqui no Inter”, comentou. "Eu cheguei em uma época e cresci com todo mundo. O clube teve uma ascensão e cresci junto. Eu sempre fui comprometido com meu trabalho e o clube foi crescendo. O time foi crescendo e as conquistas foram vindo", acrescentou.

Ao todo, foram 15 títulos com destaque para o bicampeonato da Libertadores (2006 e 2010) e o Mundial de Clubes, diante do Barcelona, no Japão.

Aos 39 anos, Índio recebeu duas sondagens ao longo de 2014 para deixar o Internacional. Primeiro foi contatado pelo Coritiba, então dirigido por Celso Roth, mas acabou ficando. O cenário se repetiu pouco depois com o interesse da Chapecoense. Nas últimas semanas, o nome dele foi ligado ao Novo Hamburgo, que irá disputar o Campeonato Gaúcho. Mas até agora não houve acerto entre as partes.