Topo

Fluminense e Unimed não chegam a acordo e encerram parceria após 15 anos

Rodrigo Paradella*

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/12/2014 10h12

Após uma demorada rediscussão contratual, Fluminense e Unimed Rio não chegaram a um acordo e rescindiram a parceria que já durava 15 anos. O vínculo ia até o fim de 2016, mas previa a possibilidade de uma rescisão caso um das partes se manifestasse ao final de cada ano. No caso, a medida unilateral foi tomada pela cooperativa de saúde, que anunciou a decisão via nota oficial na manhã desta quarta. Resta saber agora se a empresa continuará arcando com salários de jogadores como Fred, Conca, Wagner, Walter, entre outros, com os quais ainda têm compromissos em vigor.

As dificuldades financeiras enfrentadas pela Unimed Rio foram determinantes para o fim do patrocínio. A empresa sofre com uma dívida adquirida durante a construção de um hospital na Barra da Tijuca, inaugurado no fim do ano passado, entre outros problemas. A rescisão do contrato com o Fluminense será assinada ainda nesta quarta-feira.

O Fluminense terá que se reestruturar com a saída da empresa, que detinha a exclusividade no uniforme tricolor e investia pesado nas Laranjeiras. Entre outros, a Unimed bancou as passagens de Romário, Edmundo, Roger, além de pagar os salários de atletas do atual elenco como Fred, Rafael Sóbis, Conca e Walter.

A relação entre Fluminense e Unimed vinha sofrendo sérios desgastes nos últimos anos, principalmente por discordâncias entre o presidente do clube, Peter Siemsen, e o mandatário da cooperativa, Celso Barros. Foi o que aconteceu no caso das recentes demissões dos técnicos Vanderlei Luxemburgo e Renato Gaúcho, por exemplo, ambos prestigiados com o homem-forte da cooperativa de saúde.

A rescisão do contrato não deixa de ser uma surpresa nas Laranjeiras, uma vez que a expectativa era de que a parceria fosse mantida, mesmo que com valores bem inferiores aos já pagos em outras temporadas. A indefinição, no entanto, já preocupava jogadores pagos pela seguradora, como Fred, Rafael Sóbis e Wagner.

A Unimed chegou ao Fluminense em 1999, ano em que o Tricolor disputava a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Desde então, a patrocinadora se tornou conhecida pelos altos investimentos, o que fez do presidente Celso Barros um dos torcedores mais ilustres do clube das Laranjeiras, com direito, inclusive, a homenagem de ter seu nome dado ao futuro centro de treinamento do time que ainda não teve sua construção iniciada.

Em 15 anos de parceria, Fluminense e Unimed Rio conquistaram juntos três Cariocas (2002, 2005 e 2012), uma Copa do Brasil (2007), dois Brasileiros (2010 e 2012) e chegaram às finais da Libertadores (2008) e da Copa Sul-Americana (2009). A única grande mancha foi o quase rebaixamento em 2013, evitado nos tribunais por causa de erros de Flamengo e Portuguesa.

Na tarde desta quarta-feira, o Fluminense publicou nota em que agradece à patrocinadora pelo período de parceria e ressalta que entende a decisão tomada de dar fim ao acordo. "O Fluminense Football Club agradece à Unimed por todos esses anos de parceria e compreende as dificuldades que o mercado de saúde brasileiro tem passado. Os últimos dias foram de conversas importantes, buscando que esse rompimento causasse o menor prejuízo possível à parceira, ao clube, aos atletas e, especialmente, aos torcedores. O Fluminense segue desenvolvendo o planejamento de 2015".

Nesta quinta-feira, nas Laranjeiras, o presidente tricolor Peter Siemsen concederá entrevista coletiva sobre o assunto.

Confira a nota assinada pelo presidente da Unimed Celso Barros:

A Unimed-Rio informa que encerrará seu contrato de patrocínio ao Fluminense Football Club ao final de 2014, após 15 anos de parceria. A decisão é fruto de uma revisão da estratégia de marketing da empresa.

A cooperativa continua vendo o apoio ao esporte como uma importante forma de estimular a prática de exercícios e cuidados com a saúde. Ao longo deste período, em que a relação se consolidou como um dos mais duradouros patrocínios do futebol brasileiro, acreditamos ter contribuído para elevar ainda mais o prestígio do clube nos cenários nacional e internacional.

Com o apoio da Unimed-Rio, o Fluminense foi campeão da série A do Campeonato Brasileiro em 2010 e 2012, da Copa do Brasil em 2007, da série C em 1999 e do Campeonato Carioca em 2002, 2005 e 2012. Também realizou participações de destaque em competições internacionais, como a Taça Libertadores da América, na qual foi finalista em 2008, chegou às oitavas de final em 2011 e às quartas em 2012 e 2013; e a Copa Sul-Americana, tendo sido finalista em 2009 e participado ainda das edições de 2003, 2005, 2006 e 2014. Além de títulos, a parceria também viabilizou passagens de grandes nomes do futebol pelas Laranjeiras.

Ao longo destes 15 anos, a exposição obtida com o patrocínio ajudou a tornar a Unimed-Rio a operadora líder do mercado de saúde suplementar carioca. Agradecemos a todos os atletas, integrantes de comissões técnicas, dirigentes e funcionários do clube que estiveram conosco durante esta parceria, mas, principalmente, aos milhões de torcedores do Fluminense espalhados por todo o Brasil. Desejamos que o clube continue sua trajetória de glórias, com conquistas que levem alegria à torcida tricolor.

Celso Barros
Presidente da Unimed-Rio

* Atualizada às 14h58