Topo

Milan quer trocar de estádio. Mas terá que fazer buraco no chão para isso

Do UOL, em São Paulo

16/12/2014 06h00

Barbara Berlusconi ficou conhecida no Brasil por ter namorado Alexandre Pato, mas agora os fãs do Milan terão outro motivo para gostar dela. Vice-presidente do clube, Barbara está à frente do novo estádio do Milan, conseguiu um patrocinador forte e acertou detalhes da “casa do diabo”, como a imprensa italiana já chama a arena.

O estádio terá 42 mil lugares, quase todos cobertos, e será construído 15 metros abaixo do nível da rua, para que a altura não supere os limites dos edifícios vizinhos. O projeto prevê uma acústica que potencialize o apoio da torcida e faça da casa do Milan um verdadeiro caldeirão, ou a “casa del diavolo”.

A filha do dono do Milan, Silvio Berlusconi, também já encaminhou a chegada de um grande patrocinador para injetar dinheiro no novo estádio: a companhia aérea Emirates. Ela deverá dar nome à arena e explorar comercialmente outras facilidades, além de assumir parte do controle acionário do clube. O investimento deve superar R$ 900 milhões.

Segunda a Gazzetta dello Sport, foi Barbara quem conseguiu fazer o projeto avançar para tirar do papel um antigo sonho da torcida rubro-negra. Atualmente, o Milan divide o estádio San Siro com a rival Internazionale de Milão, que o chama de Giuseppe Meazza.

O Milan, agora, busca o restante dos recursos para dar início às obras entre o fim de 2015 e início de 2016. A ideia é inaugurar o estádio em 2019 ou 2020. O contrato com a Fondazione Fiera Milano, proprietária do terreno, deve ser firmado em janeiro.

Há pouco tempo Barbara Berlusconi deixou de ser só a filha do dono e a namorada de um dos jogadores do clube para assumir papel importante no Milan, principalmente na parte social. Apelidada de Lady B. na Itália, ela tem 30 anos e recentemente virou notícia ao desmentir um suposto namoro com Filippo Inzaghi, ídolo e atual técnico do Milan.