Time prendia jogadores no porta-malas e os arrastava na neve. E foi campeão
A história reserva lugares para times de futebol conhecidos por brigas nos vestiários, um estilo durão em campo ou problemas de relacionamento. Mas o que o Wimbledon fez no fim da década de 1980 supera tudo isso. A famosa “gangue dos malucos” (Crazy Gang, no apelido original) intimidava os próprios companheiros e machucava adversários, mantendo qualquer forma de fair play a léguas de distância. E ainda assim eles foram campeões.
Neste ano, foi lançado um documentário sobre a Crazy Gang que será transmitido na televisão britânica. Quase 30 anos depois da conquista da Copa da Inglaterra, personagens daquele time contam histórias de como apavoravam os companheiros e deixavam a equipe no limite do cansaço psicológico.
Dois jogadores viraram ícones desse “bando”. John Fashanu, um faixa preta de karatê, e Vinnie Jones, hoje ator em Hollywood famoso por papéis de durões em filmes como X-Men, 60 Segundos e Snatch – Porcos e Diamantes.
No documentário recém-lançado, Fashanu não demonstra muito remorso, mas em certo momento admite que eles exageravam. “Às vezes fico assustado com algumas coisas que fizemos, como trancar jogadores no porta-malas do carro ou arrastá-los na neve presos ao carro. Também chegamos a proibir alguns jogadores de comer por dois dias. Eles sentavam na mesa, mas não deixávamos que comessem”, relata Fashanu.
Foi também o atacante quem protagonizou uma briga chocante no vestiário, nas palavras de outros jogadores. “Fashanu o jogou no vestiário como se fosse uma boneca de pano, nunca tinha visto nada parecido com aquilo. Bancos de madeira foram quebrados e o cara precisou tomar uns 30 pontos na perna”, relembra Vinnie Jones.
Esse era o ambiente no vestiário do Wimbledon, time que em nove temporadas saiu de uma liga amadora e chegou à elite do futebol inglês. O auge aconteceu em 1988, quando bateu o Liverpool em Wembley para conquistar a Copa da Inglaterra.
Alguns dos jogadores que sofreram tudo isso estavam no time em 1988. Autor do gol do título contra o Liverpool, Lawrie Sanchez ficou seis anos sem falar com Fashanu e o acusou publicamente de, em uma briga, ter tentado acabar com sua carreira ao usar um golpe de karatê em suas pernas.
Os adversários também sofreram com a Crazy Gang do Wimbledon. O documentário lista ao menos três agressões famosas: Fashanu fraturou a cavidade ocular de um jogador do Tottenham, enquanto Vinnie Jones encerrou a carreira do zagueiro Gary Stevens e apareceu uma foto esmagando os testículos de Paul Gascoigne. Mas tudo isso é passado. Para o bem de todo mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.