Topo

Histeria, presentes e 10 gols. O dia em que Neymar foi a estrela do Barça

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

05/01/2015 13h35

Neymar. Na camisa, nas palavras, nos gritos. O nome do brasileiro estava por todos os lados no treinamento aberto aos fãs do Barcelona na manhã desta segunda-feira. Sem Lionel Messi, vetado por conta de uma gastroenterite, o camisa 11 foi de longe a principal estrela do clube catalão.

Não só pelos cartazes com o seu nome, as camisas 11 das milhares de crianças presentes, mas como também pela exibição em campo. A brincadeira em campo reduzido teve 10 gols do brasileiro, todos ovacionados como se fossem feitos em uma partida oficial.

“É a coisa mais linda que eu já vi na minha vida. Eu amo o Neymar, não há ninguém tão bonito e que jogue tão bem como ele”, explica a catalã de 16 anos, Ana de Jesús.

Ana levou um cartaz com fotos antigas de Neymar e diversos corações na tentativa de ser vista pelo jogador na primeira fileira do estádio. Ao lado, a amiga Paula Pallares, da mesma idade, a ajudava na missão com um cartaz com a frase “Neymar lindo. Fica, Dani Alves”.

“Eu gosto dos dois, pois os brasileiros são sempre os mais bonitos. O Neymar é o melhor deles. Aqui falam muito do Piqué, mas ele é alto demais. Como o Neymar não há igual”, se empolga a adolescente.

Encontrar “Neyrmazetes” foi fácil no treinamento no Mini Estádio, o antigo campo oficial do Barcelona, e que fica ao lado do atual, o Camp Nou. O local tem capacidade para 11 mil pessoas, e teve ingressos vendidos de 5 a 15 euros (cerca de R$ 16 a R$ 50) esgotados para a atividade que ocorre somente uma vez ao ano, e já é vista como um evento na cidade.

“Neymar tua camisa por minha felicidade”, dizia a faixa exibida por Eva Caballero, que lamentou ao ver Neymar já sem a camisa ao sair do gramado.

Segundos antes, Neymar havia deixado a camisa no campo para um dos mais de 50 cadeirantes que acompanharam a atividade ao lado do gramado.  O Barcelona faz parceria com atividades beneficentes da cidade na organização, e às destina toda a renda do evento.

Outro presente de Neymar, ele não faz ideia de como teve o alvo perfeito. O jogador chutou duas bolas do clube em direção aos torcedores, sendo que a segunda delas caiu nas mãos da pequena Julia, aniversariante do dia.

“Ela está fazendo seis anos e não havia como receber um melhor presente“ disse o pai que acompanhava a filha e se derretia com a apaixonante expressão de alegria de Julia.


O dia perfeito de Neymar contrasta com a realidade vivida por outro brasileiro, Douglas. O lateral foi alvo de piadas durante a exibição e ainda deixou a atividade antes do término ao reclamar de dores na perna direita.

“Veja como o Douglas joga muito bem quando está fora está jogando muito bem desde que saiu”, brincou o também catalão Maxi Allac ao lado de amigos.

Douglas saiu do treino antes do término por se queixar de dores na perna direita. Na atividade com bola em campo reduzido, ele formou o time com o goleiro Masip, e quatro jogadores de linha ao lado de Neymar, Daniel Alves e Piqué.

Com descontração e sem muito esforço físico, Neymar abusou, tentou bicicleta, jogou a bola entre as pernas do zagueiro Marc Bartra, pedalou e marcou golaços. Foi a coroação do dia de Neymar no Barcelona.

“Ele é rápido demais com a bola no pé e será o melhor do Mundo em breve. Ano que vem já vai tomar o lugar do Messi por aqui”, destacou o catalão de 18 anos, Ibra Ettanji, sentando ao lados de amigos para acompanhar o treino.