Topo

Grêmio promete resposta e saída de Riveros está perto de ser fechada

Riveros deve ser liberado para o Olimpia, do Paraguai, que aguarda resposta - Marinho Saldanha/UOL
Riveros deve ser liberado para o Olimpia, do Paraguai, que aguarda resposta Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/01/2015 11h00

O Grêmio promete responder oficialmente ao Olimpia sobre a oferta apresentada na segunda-feira (05) pelo volante Cristian Riveros até quarta-feira. A data para definir a saída ou não do marcador de 32 anos também é marcada por força da reapresentação do grupo. De férias no Paraguai, o atleta regressaria nesta quarta para se apresentar na quinta-feira. Mas caso seja negociado, não seria necessário estar no Brasil no dia estipulado. 

O Olimpia confia em dois pilares e vê crescer a possibilidade de ter o meio-campista que disputou duas Copas do Mundo no seu elenco em 2015. A primeira base para esperança paraguaia é a intenção dele em retornar para o país. Lá poderia começar a pensar no fim da carreira para dentro de, ao menos, dois anos. 

O segundo pilar do clube é uma dívida de cerca de R$ 600 mil que o Grêmio tem com o atleta. O montante seria pago pelos compradores, retirando do clube gaúcho o peso do pagamento. 

Riveros, ainda, não terminou a temporada como titular. O meio-campo era formado por Walace, Ramiro e Fellipe Bastos. Ele, no entanto, jamais esteve fora dos planos sendo um suplente constantemente utilizado. 

O Grêmio ficou de responder nos próximos dias aos paraguaios. A tendência, até pelo que se apresenta de redução de gastos e corte em pagamentos proposto pelo clube, é que o jogador seja liberado. Até agora, o Tricolor cedeu três vezes mais do que contratou para 2015. Esta é a política adotada ao menos para o primeiro semestre, quando apenas o Campeonato Gaúcho se apresenta no calendário. 

Sem Riveros, o Grêmio abre um espaço importante nas funções defensivas do meio. Ramiro, Walace e Fellipe Bastos seguem no clube e serão acompanhados pelos jovens Balbino e Araújo que subiram das categorias de base. Marcelo Oliveira, contratado para ser lateral esquerdo, também pode jogar no meio, já que sua posição original é volante. Mas mesmo assim, é possível ainda uma novidade com o aproveitamento de Adriano, que volta de empréstimo do Vitória. 

A saída de Riveros ainda não é oficial. Dependerá de um acordo para que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas. O contrato do jogador vence em julho de 2015. Uma proposta de renovação por dois anos foi apresentada a ele no fim do ano passado. Seria aceita, não fosse o surgimento do interesse do Olimpia, que mudou os planos do atleta. 

No clube gaúcho desde 2013, Riveros disputou 69 jogos e marcou seis gols.