Topo

Corinthians x Palmeiras x São Paulo. Rivalidade agita o mercado da bola

Conca, do Fluminense, é um dos jogadores disputados a tapa pelos grandes paulistas - Matheus Andrade/Photocamera
Conca, do Fluminense, é um dos jogadores disputados a tapa pelos grandes paulistas Imagem: Matheus Andrade/Photocamera

Do UOL, em São Paulo

07/01/2015 11h20

No ano passado, Alan Kardec, Alexandre Pato e Jadson pularam o muro entre rivais paulistas em contratações que marcaram a temporada. Negócios que mexeram com a relação entre os rivais, para o bem ou para o mal, e afetaram o futuro de todos os envolvidos. Foi uma lição para 2015. No atual mercado da bola, as negociações mais quentes envolvem diretamente Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

Ora um rouba o jogador do outro, ora o outro atravessa o negócio do um. Nem sempre o cavalheirismo é respeitado, o que acirra ainda mais os ânimos para 2015. Se depender da atuação dos três gigantes nos bastidores, a temporada será marcada pela forte rivalidade.

Veja, a seguir, quando e como o trio de ferro se encontrou na briga por reforços:

Dudu, do Grêmio, comemora seu gol contra Chapecoense válida pelo Campeonato Brasileiro, na Arena Grêmio, em Porto Alegre - Marcos Cunha/Agencia Free Lancer/Estadão Conteúdo - Marcos Cunha/Agencia Free Lancer/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcos Cunha/Agencia Free Lancer/Estadão Conteúdo

Corinthians x São Paulo
Em 2014, os dois rivais tradicionais entraram em um acordo inesperado e trocaram Pato e Jadson entre si. Desta vez, não há espaço para concordância. Dudu (ex-Grêmio e ligado ao Dínamo de Kyev) ficou entre os dois times e declarou sua preferência pelo clube alvinegro, o que incomodou os dirigentes tricolores.

O próximo round da disputa é o argentino Conca. Derrotado no duelo anterior, o São Paulo deve fazer força extra para levar o meia argentino do Fluminense, mas o Corinthians também está interessado no jogador. E é bom que os cartolas do Morumbi consigam ao menos um triunfo na briga.

Em termos de rivalidade, os torcedores alvinegros já devem ter se sentido vencedores com a chegada do volante Cristian, velho conhecido do São Paulo, que prometeu mais provocações caso marque outro gol decisivo.

Thiago Mendes acertou com o São Paulo - Rubens Chiri/saopaulofcnet - Rubens Chiri/saopaulofcnet
Imagem: Rubens Chiri/saopaulofcnet

São Paulo x Palmeiras
Paulo Nobre e Carlos Miguel Aidar estão em guerra desde que o presidente tricolor contratou Alan Kardec à revelia dos palmeirenses, que sonhavam com uma renovação. Desde então, os dois lados têm trocado farpas.

O São Paulo atravessou os rivais na negociação com Thiago Mendes (ex-Goiás, na foto) e ainda levou Carlinhos (ex-Flu) e Daniel (ex-Botafogo), que chegaram a interessar aos palmeirenses. Além disso, têm tudo acertado com o volante Wesley, que deve selar a troca no fim do mês, quando acaba seu contrato. Os cartolas do Palestra Itália tentaram dar o troco assediando Álvaro Pereira e Osvaldo, mas não tiveram sucesso.

Atacante Leandro, ex-Chapecoense, acertou contrato de cinco anos com o Palmeiras - Palmeiras/Divulgação - Palmeiras/Divulgação
Imagem: Palmeiras/Divulgação

Palmeiras x Corinthians
Os dois rivais mais tradicionais vivem em clima tão pacífico que as duas diretorias costumam organizar eventos conjuntos antes dos clássicos. Em 2014, Mário Gobbi chegou a falar em comer uma pizza com Paulo Nobre depois do primeiro encontro da dupla no ano.

A camaradagem não impede que Corinthians e Palmeiras travem duelos por reforços. Em 2015, foi Leandro Banana (foto), destaque da Chapecoense no Brasileiro. O atacante estava quase certo com o clube alvinegro quando os cartolas do Palestra Itália atravessaram a negociação e levaram a melhor.