Topo

Gallo espera boa vontade de clubes para liberar atletas sub-20 até Rio-2016

AP Photo/Claude Paris
Imagem: AP Photo/Claude Paris

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 15h27

Em preparação para a disputa do Sul-Americano Sub-20 no Uruguai, que será realizado entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro, o técnico da seleção brasileira sub-20, Alexandre Gallo, já mira também a disputa dos Jogos Olímpicos. O treinador afirmou, em entrevista ao Sportv, que a programação já bem encaminhada, com outros 12 jogos programados, e que espera boa vontade de clubes brasileiros para a liberação de atletas convocados.

"O Dr. Marin (José Maria, presidente da CBF) e o Dr. Marco Polo (del Nero, futuro presidente da CBF) estão atentos aos clubes terem essa possibilidade (de liberar atletas). Na Europa não (nos preocupamos), porque nas datas Fifa eles param (as competições) e aí a gente traz os atletas. No Brasil, contamos com os clubes para que entendam o nosso momento", afirmou Gallo, de olho nos amistosos futuros.

O treinador adiantou que depois do Sul-Americano, a equipe olímpica deve enfrentar Argentina e Chile em março, em datas e locais ainda a serem definidos. "Não queremos atrapalhar ninguém. Está existindo a boa-vontade dos clubes. Algumas restrições acontecem, mas acho que daqui até a Olimpíada a gente vai conseguir levar o que tiver de melhor", opinou Alexandre Gallo.

O peso das convocações de atletas sub-21, idade da seleção olímpica, é melhor e causa menos reclamações do que as registradas quanto à seleção principal em 2014. Clubes tiveram de ceder atletas para o selecionado de Dunga na última temporada em períodos considerados importantes na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Gallo se mantém confiante, prevê 18 dias de preparação antes do início da Olimpíada de 2016 e aposta em uma equipe forte para buscar o ouro inédito.

"Estamos com esses atletas há dois anos, o trabalho vem sendo feito desde o ano passado. Vamos resgatando jogos importantes deles e hoje temos realmente como saber o dia-a-dia dos atletas. Já fizemos 39 jogos e vamos para mais 12, juntando sub-20 e seleção olímpica. Nunca foi feito um trabalho dessa maneira para chegarmos, realmente, muito preparados na Olimpíada", afirmou o treinador.

No Sul-Americano Sub-20, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Uruguai, Chile, Colômbia e Venezuela. O time estreia contra os chilenos, em 15 de janeiro, em Maldonado. Já a Olimpíada de 2016 terá início em 5 de agosto e será realizada até o dia 21.