Topo

Jogador passa mal e fica inconsciente durante antidoping na Copa da Ásia

Ahmad Hayel, jogador da Jordânia, passou mal durante exame antidoping - AFP PHOTO / Saeed KHAN
Ahmad Hayel, jogador da Jordânia, passou mal durante exame antidoping Imagem: AFP PHOTO / Saeed KHAN

Das agências internacionais

Em Melbourne (Austrália)

14/01/2015 09h23

O atacante Ahmad Hayel passou mal durante a realização de exame antidoping após derrota da Jordânia para o Iraque por 1 a 0, nesta quarta-feira (15), pela Copa da Ásia. De acordo com a federação do país, o jogador ficou inconsciente, com fraqueza generalizada e hipotermia.

Cansado após jogar toda a partida, o atleta de 30 anos vomitou na sala do antidoping, que estaria muito fria, e não conseguiu completar o teste. Citando relato do médico que acompanhou Hayel, a federação jordaniana afirmou que o atacante ficou por quatro horas após a partida tentando realizar o exame, recebendo apenas água para beber e sem repor sais e eletrólitos.

“Ele estava em estado de inconsciência, sofrendo de pressão baixa, e foi levado ao hotel de carro, não em uma ambulância, sendo levado de cadeira de rodas enquanto estava inconsciente”, disse a entidade em um comunicado.

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) defendeu o procedimento do antidoping e afirmou que o jogador não teria ingerido muita água.

“O departamento médico da AFC sempre recomenda que os jogadores selecionados para o controle de doping bebam água de maneira normal, especialmente aqueles que atuaram por 90 minutos”, afirmou o médico Paisal Chantarapitak, que acompanhou o exame de Hayel.

“Fica a critério do atleta seguir a recomendação ou não. O jogador não foi forçado a beber grande quantidade de água em um tempo curto”, completou.

A AFC ainda afirmou que o médico optou por cancelar o exame após Hayel apresentar “alguma indisposição, sentir náusea e vomitar após sua segunda tentativa, que foi realizada uma hora após a primeira”.

Mais cedo, o porta-voz da federação jordaniana afirmou que o problema com Hayel o deixará de fora do próximo jogo do país na Copa da Ásia, na próxima sexta-feira, contra a Palestina.

Hayel já defendeu seu país em mais de 60 jogos e atualmente atua no Kuwait pelo Al Arabi. Candidato à presidência da Fifa e presidente da federação de futebol, o príncipe da Jordânia Ali bin Al Hussein desejou ao jogador uma rápida recuperação.