Topo

Grêmio cria treinos específicos para dar 'estilo Neuer' a seus goleiros

Manue Neuer é exemplo para aprimoramento técnico dos goleiros do Grêmio - INA FASSBENDER / REUTERS
Manue Neuer é exemplo para aprimoramento técnico dos goleiros do Grêmio Imagem: INA FASSBENDER / REUTERS

Marinho Saldanha

Do UOL, em Gramado (RS)

15/01/2015 06h00

Terceiro melhor jogador do mundo, o goleiro Neuer é prova das mudanças pelas quais passa o futebol. Em uma posição cujo principal objetivo é defender, o camisa 1 alemão mostra habilidade com os pés e uma ótima visão de campo ao participar ativamente das partidas de sua equipe. E tais qualidades passam a ditar o trabalho na preparação de goleiros. No Grêmio, a ordem é investir na melhora técnica para acrescentar o 'estilo Neuer' aos guardiões da meta tricolor. 

"Nós trabalhamos para dar este suporte (com os pés) ao trabalho de goleiro. As transições muitas vezes passam por eles. Ontem (terça-feira) trabalhamos isso, posse de bola com velocidade... É importante para o goleiro ter a confiança necessária", disse o preparador de goleiros Rogério Godoy. 
 
Na atividade citada, os goleiros estiveram entre os atletas de linha do Grêmio, forçados a ter a mesma capacidade em situações de jogo com marcação pressão e objetivo de seguir o lance levanto a bola a algum companheiro. 
 
"É um conjunto de ações. O goleiro tem que ter essa qualidade a mais. Se for ver, o posicionamento mudou muito em bolas paradas. Os goleiros jogam mais adiantados. Houve uma certe resistência no início, mas estamos desenvolvendo algo de uma maneira mais segura", garantiu. 
 
Ou seja, além de treinar exaustivamente defesas segurando conclusões potentes, afastar cruzamentos, impedir avanços rivais, os goleiros também serão treinados para auxiliar na saída de jogo participando da transição entre os setores do time. E terem a condição de avaliar o momento de sair da área se tornando líberos da defesa, quando atuar avançada na marcação pressão. Tudo em nova atividades que serão feitas durante a pré-temporada. 
 
"Comigo, eles fazem a parte de fundamento. A parte de raciocínio rápido a gente também trabalha com o Luiz Felipe (Scolari, técnico do Grêmio)", completou Godoy. 
 
E quem quebrou qualquer preconceito contra goleiros que jogam adiantados e participam ativamente dos momentos de saída, ou até dão combate fora da área em momentos de lançamentos por trás da defesa foi Manuel Neuer. 
 
No embalo do goleiro, o Grêmio tenta aprimorar tais aspectos com Marcelo Grohe, Tiago, Léo e Vitor. Neuer é o ídolo de praticamente todos eles. "Ele (Neuer) tem uma leitura ampla de campo e vai tomar suas decisões. A gente tenta fazer as diagonais da bola para encurtar o campo", avaliou Godoy. 
 
O Grêmio segue seu período de pré-temporada na serra gaúcha. Nesta quinta-feira (15) realiza trabalhos em dois turnos. Dois amistosos estão previstos para acontecer durante os trabalhos. O primeiro será no próximo domingo diante do Gramadense.