Topo

Primeiro Grêmio de 2015 tem menino de 16 anos. Moreno e Douglas brilham

Lincoln, de apenas 16 anos, foi titular no primeiro coletivo do Grêmio em 2015 - Marinho Saldanha/UOL
Lincoln, de apenas 16 anos, foi titular no primeiro coletivo do Grêmio em 2015 Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Gramado (RS)

15/01/2015 17h32

Felipão queria utilizá-lo com 15 anos, não foi possível, mas o fará agora com 16. Lincoln foi a grande novidade no primeiro Grêmio de 2015. O treinamento coletivo ocorreu na tarde desta quinta-feira (15), no estádio dos Pinheirais, em Gramado. E não foi apenas esta novidade. Gabriel Silva na zaga e Werley na reserva, Matías Rodríguez na lateral direita e a dupla de centroavantes completaram a lista de atrações. Com golaço de Douglas, dois de Moreno, um de Barcos, outro de Luan e mais um de Ramiro, os titulares venceram por 6 a 0.

O time que começou a atividade foi: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Gabriel Silva, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Ramiro, Araújo, Lincoln e Douglas; Barcos e Marcelo Moreno. 

Os reservas tinham: Tiago; Galhardo, Werley, Lucas Costa e Liverson; Balbino, Negueba, Luan e Paulinho; Everaldo e Lucas Coelho. 

Logo de cara, aos 12 minutos, Douglas fez um golaço de falta, no ângulo de Tiago. Em seguida, aos 20, uma jogada tramada entre Barcos e Moreno acabou com o primeiro gol do boliviano. Cinco minutos mais tarde, Matías Rodríguez recebeu na direita e cruzou, Moreno fez o segundo dele de cabeça. 

A disposição tática do time montava um losango no meio. Araújo foi primeiro volante, Ramiro pela direita, Lincoln na esquerda, Douglas mais na frente. Fellipe Bastos foi poupado da atividade e não esteve com os demais jogadores. O mesmo aconteceu com Breno. 

Lincoln mostrou-se um jogador abusado. Na primeira bola que recebeu, deixou Marcelo Moreno cara a cara com Tiago. Em seguida, no campo de defesa, deu um lençol em Everaldo. Outros tantos dribles compuseram o repertório apresentado independente da área de campo. Até mesmo em locais de risco. 

Outra novidade, o zagueiro Gabriel Silva foi pouco exigido e mostrou-se seguro quando necessário. Matías Rodríguez teve boa evolução em comparação com o ano passado e acertou a maioria dos cruzamentos, carência do grupo gremista em 2014. E no ataque, a dupla Moreno e Barcos indicou que a utilização de dois centroavantes pode ser feita. 

Após 25 minutos, o auxiliar Flávio Murtosa, que apitou o coletivo, encerrou o primeiro tempo. Na segunda metade, uma série de trocas foram feitas. Lincoln deu lugar a Balbino e Moreno deu lugar a Luan, voltando o Grêmio para formação original, com três volantes e um centroavante apenas. Nos reservas entraram Erik, Everton e Pedro Rocha. 

No começo da etapa final, Douglas deu show. Deu uma 'caneta' no marcador, driblou mais um, e enfiou para Barcos, que entrou na área, driblou Tiago e colocou na rede. Os cerca de 100 torcedores deliraram nas arquibancadas. 

No segundo tempo houve uma interrupção para hidratação dos atletas. Após os minutos de recesso, mais algumas trocas. Nos titulares, Lincoln voltou no lugar de Douglas, Luan e Barcos formaram o ataque e três volantes atrás: Balbino, Araújo e Ramiro. Paulista entrou nos reservas. 

Luan recebeu de Barcos e colocou na rede o quinto gol dos titulares. Em seguida, Lincoln tocou para Ramiro, que entrou na área e fez o sexto definindo o placar. 

O Grêmio realiza dois turnos de atividade nesta sexta-feira. O time titular voltará a ser testado no domingo, quando está marcado amistoso contra o Gramadense. A estreia em partidas oficiais aponta para o dia 21, diante do União Frederiquense, na Arena, pelo Gauchão.