Topo

Dedé terá que passar por cirurgia e perderá toda a Copa Libertadores

Zagueiro pode ficar de fora dos gramados por até oito meses - Cruzeiro/Divulgação
Zagueiro pode ficar de fora dos gramados por até oito meses Imagem: Cruzeiro/Divulgação

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

16/01/2015 16h13

O quadro clínico do zagueiro Dedé não melhorou e o jogador terá que ser submetido a um processo cirúrgico que o deverá tirar da Copa Libertadores. Dedé tem um edema ósseo no joelho direito e será operado na próxima semana pelo ex-médico da Seleção Brasileira, José Luiz Runco.

Dedé se lesionou no início de novembro e, desde então, tem feito o tratamento convencional na Toca da Raposa. O zagueiro sequer iniciou as atividades da pré-temporada junto com os companheiros. Os médicos do clube aguardavam um retorno mais positivo na recuperação do atleta, o que não ocorreu nas últimas semanas.

“No final do ano, o atleta passou por um episódio que demandou um tratamento não cirúrgico. O jogador vinha evoluindo bem, com melhoras. Ele se reapresentou melhor, mas em condições abaixo do que a gente esperava. Em cima disso e de novos exames, a gente indicou a cirurgia justamente para que já se solucione de uma vez o problema dele e que não seja estendida uma expectativa de evolução. O tempo de recuperação do atleta será de seis a oito meses”

Havia ainda a possibilidade de tratamento de fisioterapia, ou até mesmo de uma cirurgia mais simples, o que não foi concretizado. Desta forma, o zagueiro tem chances reais de perder toda a disputa da Copa Libertadores, maior objetivo do Cruzeiro no primeiro semestre, mesmo que o clube chegue a uma eventual final do torneio.

“Após fazermos algumas avaliações e observamos a evolução do atleta, concluímos que ele necessitará passar por um procedimento cirúrgico, de uma abordagem no ligamento cruzado posterior do joelho direito, devido a uma reação de edema ósseo e uma pequena lesão na cartilagem”, acrescentou o médico do clube.

Neste domingo, os comandados de Marcelo Oliveira, em pré-temporada, enfrentam o Londrina, em amistoso no sul do país. A estreia oficial pelo Campeonato Mineiro acontece no dia 1º de fevereiro, contra o Democrata, em Governador Valadares.