Topo

Shandong Luneng confirma a compra de Diego Tardelli do Atlético-MG

Diego Tardelli já posa vestido com a camisa do Shandong Luneng - Divulgação/Site oficial Shandong Luneng
Diego Tardelli já posa vestido com a camisa do Shandong Luneng Imagem: Divulgação/Site oficial Shandong Luneng

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

17/01/2015 00h54

O que era apenas questão de tempo se concretizou. O atacante Diego Tardelli está oficialmente fora do Atlético-MG. O ainda titular da seleção brasileira acertou sua transferência para o Shandong Luneng, da China, que é comandado pelo técnico Cuca. De acordo com o site oficial da equipe chinesa o valor da transação foi de 5,5 milhões de euros, aproximadamente R$ 16,8 milhões. O Atlético também confirmou o negócio, através da assessoria de imprensa, mas sem revelar os valores.

Como o Atlético tem direito a 70% do valor, o clube mineiro vai receber pouco menos de R$ 12 milhões para liberar seu principal jogador, que está perto de completar 30 anos. A quantia arrecadada no negócio vai ser usada para colocar as coisas no clube em ordem, pois o técnico Levir Culpi já anunciou que não deseja nenhum reforço para o lugar do camisa 9.

Através do site, o Shandong informou que foram mais de três meses observando o jogador atleticano até a concretização da transferência. Já Diego Tardelli manifestou no ano passado, logo depois de conquistar a Copa do Brasil. Depois de bater o Cruzeiro na final, o ídolo da torcida atleticana já informava que dificilmente ficaria no clube em 2012. Tanto que o atacante falou abertamente sobre o desejo de se transferir e desde então estava pressionando a diretoria alvinegra para que aceitasse a proposta do Shandong.

Contratado pela primeira vez em janeiro de 2009, essa é a segunda vez que Diego Tardelli é vendido pelo Atlético, a primeira aconteceu em 2011, quando trocou a Cidade do Galo pelo futebol russo, para defender o Anzhi. Ao todo o atacante disputou 219 partidas pelo clube e marcou 110 gols. Tardelli está marcado na história do Atlético também pelas conquistas, são dois Mineiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa e a Copa Libertadores de 2013.