Topo

Rendimento ruim em primeiro teste ameaça 'ataque de luxo' do Grêmio

Barcos e Moreno juntos não renderam o esperado na primeira chance da temporada - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Barcos e Moreno juntos não renderam o esperado na primeira chance da temporada Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Gramado (RS)

19/01/2015 06h00

Se o Grêmio queria que seu setor ofensivo 'assustasse', atingiu o objetivo. Porém no alvo errado. A dupla formada por Marcelo Moreno e Barcos não chegou a acuar os defensores do time Sub-20 do Gramadense no primeiro jogo-treino da pré-temporada Tricolor. Mas certamente deu um certo temor à torcida. Após o rendimento aquém do esperado, o técnico Luiz Felipe Scolari promete insistir, mas cogita abrir mão da dupla de luxo.

"Hoje (domingo) não teve entendimento, não teve bola para eles trabalharem os dois juntos. Nos treinamentos, razoável. É tempo. Temos que nos adaptar a forma que eles jogam. Não são jogadores de velocidade, temos que trabalhar os outros para uma jogada melhor. Se vamos jogar na velocidade, daí não pode ser com eles", disse Scolari. 
 
Barcos e Moreno não se encontraram no confronto com Gramadense. Não houve grandes oportunidades de gol nem ao Pirata ou mesmo ao boliviano. Foram raras no primeiro tempo, em que os titulares foram utilizados. 
 
No segundo, os reservas entraram e o esquema mudou na parte ofensiva. Em vez de dois centroavantes, Felipão optou apenas por Everaldo, com Paulinho e Everton abertos pelos lados no esquema semelhante o do ano passado. Deu certo. Tanto que dois gols saíram, exatamente um de cada ponta. 
 
"No segundo tempo quando voltou a ter um centroavante só, um meia e dois pontas abertos, mesmo sendo meninos, já tinham a normalidade de jogar. Era o esquema do ano passado. Dois centroavantes juntos, nunca se jogou assim. Então vamos treinar, jogar, e olhe lá para começar a dar resultado", explicou. 
 
Mas o tempo é incerto. Mesmo prometendo insistir, o treinador gremista pode optar pode abrir mão ou de um ou de outro dos goleadores repetidamente elogiados até então. 
 
"Vou ter a equipe base, estará pronta para estreia, não farei experiências no Gauchão, vou colocar quem eu acho que tem que jogar. Não sei se será o esquema com dois centroavantes. Depende do que a gente conseguir até Cascavel (último amistoso do Tricolor)", finalizou.
 
Os jogadores do Grêmio trabalham em dois turnos nesta segunda-feira. Os dias finais de pré-temporada ainda apresentam um amistoso para ser realizado. Na quarta-feira, o oponente será o Novo Hamburgo. 
 
A estreia pelo Gauchão ocorrerá dia 31, diante do União Frederiquense, às 17h, em Porto Alegre.