Topo

Saída de Barcos ajudou, mas só adeus de Edinho e Kleber salvam o Grêmio

Kleber (foto) e Edinho seguem treinando longe do elenco principal do Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Kleber (foto) e Edinho seguem treinando longe do elenco principal do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/02/2015 06h00

A saída de Barcos ajudou, mas não resolveu o problema financeiro do Grêmio. Depois de liberar o atacante para o Changchun Yatai, da China, o clube gaúcho tenta intensificar as tratativas para se livrar do volante Edinho e do atacante Kleber. O problema é que até agora a dupla não atraiu interessados e as rescisões empacam justamente no ponto mais crucial: o cofre tricolor.

“Nós temos que negociar jogadores que não estão no plantel principal, que estão esperando propostas. Se isso acontecer, o Grêmio terá o equilíbrio que procura”, disse Romildo Bolzan Jr, presidente do Grêmio.

A lista de jogadores que estão esperando propostas é encabeçada por Edinho e Kleber Gladiador. No caso do volante, algumas sondagens ocorreram nas últimas semanas, mas nenhuma se transformou em proposta oficial. Com o atacante a situação é bem mais difícil.

O vínculo longo de Kleber implica em alto valor para rescisão. O salário também elevado afugenta interessados e a saída, até que o cenário mude radicalmente, é deixar o jogador afastado do elenco principal. Em janeiro, o Grêmio chegou a mostrar otimismo em um acordo para romper o vínculo, contudo o plano não vingou até agora.

Sem Barcos, o clube gaúcho reduziu em cerca de R$ 700 mil a folha salarial. Também liquidou a dívida com o jogador – que de acordo com os dirigentes não era em virtude de salários/direito de imagem atrasados.

Com uma vitória e uma derrota na temporada, o Grêmio já começa a cogitar a busca por reforços. Os novos nomes, porém, dependem justamente do corte daqueles que estão fora dos planos. Só que pelo rumo das conversas que cercam jogadores como Edinho e Kleber, essas transações só acontecerão, no máximo, às vésperas do Campeonato Brasileiro.