Topo

Moreno aceita proposta e encaminha transferência para clube da China

Marcelo Moreno voltou ao Grêmio com status de ídolo, mas já deixa o clube novamente - Marinho Saldanha/UOL
Marcelo Moreno voltou ao Grêmio com status de ídolo, mas já deixa o clube novamente Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/02/2015 09h37

Marcelo Moreno aceitou, nesta quarta-feira (11), a proposta de dois anos de contrato apresentada pelo Changchun Yatai, da China. Com isso, sua transferência depende apenas do aval do Palmeiras, que deve ser apresentado nas próximas horas, e de detalhes burocráticos. O clube alviverde detém 15% dos direitos do boliviano, que se transferirá para o mesmo time que já tinha levado Barcos do Grêmio. Os gaúchos haviam, na terça, concordado com a oferta chinesa. 

Desta forma, o clube que quase foi rebaixado na temporada passada formará o ataque pretendido pelos time de Porto Alegre no começo do ano. A saída de Marcelo Moreno e Barcos irá forçar o Tricolor a fazer contratações. Lucas Coelho, Everaldo e Yuri Mamute são as opções atuais para o comando de ataque. O técnico Luiz Felipe Scolari, inclusive, já apresentou uma lista de alvos à direção. 
 
Marcelo Moreno retornou de empréstimo do Cruzeiro no começo deste ano. Após muita conversa, estava decidido a permanecer. Mas a proposta do clube chinês persuadiu o boliviano que, após sair do banco e marcar um gol na vitória gremista contra o Aimoré disse que é 'necessário pensar na situação financeira do clube'. 
 
Ele se refere ao complicado momento dos cofres gremistas. As saídas em profusão (com Moreno chegam a 12) refletem a necessidade de liberar a folha de pagamentos de gastos mais pesados e terminar com dívidas antigas. A saída de Moreno, por exemplo, quita uma pendência com o Shakhtar Donetsk, que também está de acordo com a negociação e tinha 30% dos direitos econômicos do atleta. 
 
A parte que ainda precisa dar aval é o Palmeiras, dono de 15%. No entanto não deve ser entrave e ainda nesta quarta todos os lados devem selar a ida do jogador para o futebol asiático. Faltam apenas detalhes burocráticos que podem arrastar o acerto por mais alguns momentos, mas são considerados normais e também não chegam a ameaçar a negociação, considerada 'muito bem encaminhada'. 
 
Com 27 anos, 'El Flecheiro' foi goleador do Grêmio na temporada 2012, sua primeira no clube. Marcou 21 gols. Em seguida foi emprestado ao Flamengo em 2013, retornou em 2014 e acabou cedido ao Cruzeiro, onde acabou o ano em alta como um dos goleadores do Brasileirão. Na carreira ainda constam passagens por Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Wigan Athletic, da Inglaterra, e Werder Bremem, da Alemanha. Neste ano, disputou duas partidas oficiais e marcou um gol.