Topo

Grêmio busca 'atirados' mas esbarra em inflação quando tenta investidas

Jô esteve em pauta no Grêmio mas a negociação pelo centroavante não avançou - Pedro Vilela/Getty Images
Jô esteve em pauta no Grêmio mas a negociação pelo centroavante não avançou Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/02/2015 12h00

O Grêmio não pode gastar muito. Ou melhor, não tem muito para gastar. E por isso procura jogadores que não estão sendo aproveitados em outros clubes. Porém a lista dos 'atirados' alvos gremistas tem elevação de preços a cada consulta. A 'inflação' atrapalha eventuais negócios. 
 
"Quando vamos atrás de um jogador, o atleta que está 'atirado' no canto de um clube passa a valer um milhão e meio de euros. Como vamos dar oportunidade para recuperar um jogador e pagar tudo isso? Não vamos fazer isso. Se participo dessas decisões no Grêmio, não importa o resultado, perder para um ou outro, mas não vamos fazer isso. Vamos seguir o caminho que foi traçado", disse o técnico Luiz Felipe Scolari. 
 
Alguns nomes que foram oferecidos ou cotados pelo Grêmio são: Hernane Brocador, Jô e André. Mas as negociações pelo trio não avançaram. Felipão, inclusive, cogita mudar de planos e pede um atacante de lado, ou dois, em vez de centroavante. 
 
"Em princípio, quero um atacante de lado", sacramentou o comandante de campo do Tricolor. 
 
Enquanto isso, a direção adota cautela, mas se diz no mercado. Sem prever chegadas imediatas, o diretor executivo de futebol, Rui Costa, se diz trabalhando 'em silêncio' para reforçar o elenco de forma responsável. 
 
"Não posso criar a falsa expectativa que os reforços chegarão porque perdemos hoje [quarta-feira, para o Brasil de Pelotas, em casa]. Seria, talvez, discurso mais fácil de fazer. Sabemos que não se perde dois centroavantes impunemente. É uma posição muito delicada. Temos jovens, situações táticas. O ideal seria contratar imediatamente, mas temos que pensar nas questões financeiras", afirmou o dirigente. 
 
O Grêmio perdeu 12 jogadores em relação a temporada passada. Alán Ruiz, Dudu, Zé Roberto, Barcos, Marcelo Moreno, Riveros, Maxi Rodríguez, Pará, Bressan, Breno, Saimon e Werley deixaram o clube. 
 
Por outro lado, contratou apenas quatro. Erazo, Marcelo Oliveira, Galhardo e Douglas. A base do elenco é formado por jogadores que vieram das categorias de base. Um 'pacote' de jovens compõe os disponíveis e tem atuado regularmente. 
 
O próximo compromisso será diante do Veranópolis, no sábado, às 17h, na Arena. E é necessário recuperação, já que o time perdeu a última partida pelo Gauchão, na quarta-feira, diante do Brasil de Pelotas.