Topo

Desde 2010 nenhum atleticano passa de 20 gols no ano. Missão para Pratto

Candidato a artilheiro, Lucas Pratto começou bem 2015 e já marcou dois gols - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Candidato a artilheiro, Lucas Pratto começou bem 2015 e já marcou dois gols Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

13/02/2015 06h00

Contratado para ser o homem gol do Atlético-MG, Lucas Pratto teve início promissor. Nos três primeiros jogos do ano ele já marcou duas vezes, uma contra o Shakhtar Donetsk e outra contra o Tupi. O começo animador pode fazer com que Pratto acabe com uma escrita que acompanha os atleticanos nas últimas temporadas. Pois desde 2010 nenhum jogador do Atlético consegue fazer mais de 20 gols durante o ano.

O último que passou dessa marca foi Obina. O atacante balançou as redes adversárias em 27 oportunidades em 2010, mesmo passando quatro meses no departamento médico. Portanto, nas últimas quatro temporadas, o artilheiro do Atlético no ano não conseguiu fazer 20 gols. E nesse momento, cabe ao argentino Lucas Pratto tentar superar esse número, já que ele abre 2015 como o centroavante titular.

Mesmo que não trabalhe com uma meta de gols por temporada, o argentino sabe muito bem o que veio fazer no Brasil. E não vai ser fácil, já que nem mesmo com a camisa do Vélez Sarsfield esse número de 20 gols por ano foi atingido por Lucas Prrato. A melhor marca dele no antigo clube foi em 2014, quando anotou 19 tentos.

“Não gosto muito de trabalhar com números ou metas. Primeiro, porque não sou candidato a jogar em todas as partidas que a equipe atuar. E, depois, sei que é trabalhoso marcar gols. Então, tenho que trabalhar e render muito. Se puder marcar gols em todos os jogos, melhor, mas, caso contrário, quero dar assistências aos companheiros, como na partida de sábado, de cabeça ou num passe. Todos os atacantes têm de marcar gols e ajudar a equipe. Para isso é que treinamos todos os dias”, comentou o atleta.

Depois de Obina, os artilheiros do Atlético a cada temporada foram Magno Alves (com 18 gols em 2011), Bernard (com 15 gols em 2012), Jô (com 19 gols em 2013) e Diego Tardelli (com 19 gols em 2014). Para ajudar Lucas Prrato nessa missão, o argentino foi escolhido por Levir Culpi como principal batedor de pênaltis da equipe.

Conseguir superar a própria marca pessoal e também essa escrita do Atlético nas últimas quatro temporadas não é uma certeza, mas Lucas Pratto garante muito empenho dentro de campo para apresentar um grande futebol e fazer aquilo que se espera dele: muitos gols.

“Prometo fazer o melhor. O importante é trabalhar ao máximo em busca de melhorar a equipe. Obviamente, se tiver chance, vou tentar marcar gols, assim como nos últimos jogos”.