Topo

Rusga com Dunga deixa corintiano longe da seleção sub-20. Clemer é favorito

Gallo deve ter dois sucessores: um como treinador, outro como coordenador - Getty Images
Gallo deve ter dois sucessores: um como treinador, outro como coordenador Imagem: Getty Images

Dassler Marques e Jeremias Wernek

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

13/02/2015 14h04

Antes mesmo de oficializar a demissão de Alexandre Gallo da função de coordenador das categorias de base em decorrência de uma série de resultados ruins, a CBF trabalha internamente para definir o nome do sucessor. Além de um coordenador para se dedicar exclusivamente ao posto, um novo treinador irá assumir a seleção sub-20. Clemer é o favorito.

Treinador do time sub-23 do Internacional, o ex-goleiro já recebeu sondagens da CBF, e dirigentes do clube colorado trabalham com a informação de que ele deve ser o sucessor de Gallo. O namoro da Confederação com Clemer é antigo e já fez com que ele, há dois anos, estivesse próximo de treinar uma das seleções de base.

Além dos títulos conquistados no Internacional, o goleiro conta com dois fatores a seu favor para assumir a seleção sub-20 que jogará o Mundial da categoria ainda neste ano. A Federação Maranhense faz lobby por Clemer, e o nome é bem visto por Dunga. Os dois tiveram relação bastante próxima quando o treinador da seleção principal passou pelo Beira-Rio, há dois anos.

Também é exatamente Dunga quem deixa distante o nome mais cotado para a função. Recentemente campeão paulista, brasileiro e da Copa São Paulo pelo Corinthians, Osmar Loss teve atritos importantes com o treinador da seleção quando ambos trabalharam no Inter. Foi justamente por isso que, em 2013, Loss trocou o futebol gaúcho pelo de São Paulo.

Diretor de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi evitou comentários sobre o tema em contato com a reportagem. “Sobre essas coisas, não posso falar nada. Após o Carnaval, teremos uma reunião com o Gallo e cada um vai colocar o que quiser. Ainda vou falar com o doutor Marco (Polo Del Nero, próximo presidente da entidade)”, disse Gilmar.

A escolha do treinador destinado a suceder Gallo ocorre sem a palavra do coordenador que assumirá o posto nos próximos dias. Segundo a ESPN Brasil, Branco, tetracampeão mundial ao lado de Gilmar e Dunga, foi sondado. O nome favorito é o de Erasmo Damiani, que ocupa a mesma função no Palmeiras.

Em dois anos de cargo, a gestão de Gallo conquistou por duas vezes o Torneio de Toulon, mas teve resultados ruins em todas as categorias. O Brasil foi eliminado na primeira fase do Sul-Americano sub-15 de 2013, foi terceiro colocado no Sul-Americano sub-17 do mesmo ano, atrás da Venezuela, e eliminado nas quartas de final do Mundial sub-17 também de 2013. Recentemente, acabou em quarto no Sul-Americano sub-20.