Topo

Giuliano volta ao Grêmio longe do ideal, mas como 'salvador da pátria'

Giuliano domina a bola em treinamento do Grêmio e volta ao time como "salvador" - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Giuliano domina a bola em treinamento do Grêmio e volta ao time como 'salvador' Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/02/2015 06h00

Um atleta que passa por cirurgia de púbis demanda cuidado. Um atleta que passa por cirurgia de púbis e mais a retirada de uma hérnia, demanda mais. Giuliano passou por cirurgia no púbis e a retirada de duas hérnias, tudo no fim do ano passado. Então, a cautela com o retorno do meia deve ser imensa. Mas o Grêmio precisa dele agora. De volta ao time, quando o rendimento principalmente do setor ofensivo é criticado, o jogador tem status de 'salvador da pátria', mas o torcedor que não espere ele ainda 100%. 

Giuliano volta a ser relacionado para uma partida de futebol nesta segunda-feira. Desde novembro do ano passado que isso não acontecia. E logo de cara, treinou entre os titulares. Pode, e deve, começar o jogo na posição 'guardada' para ele desde a pré-temporada. O lado direito do meio-campo. 
 
Luiz Felipe Scolari confia que o meia que veio do Dnipro, da Ucrânia, possa trazer aspectos que estão faltando ao time. Giuliano tem qualidade de armação, poder de marcação e recomposição rápida. Aprendeu, na Europa, a ser mais coletivo e ganhou força física. 
 
No entanto, ainda não se encontra em totais condições. Pode, muitas vezes, ser superado por adversários melhor preparados, com mais ritmo de competição. 
 
Enquanto todos realizavam a pré-temporada, a rotina de Giuliano começou na academia. Depois de ter atividade restrita a aparelhos de musculação, foi para o campo. Correu tanto que parecia não ter fim os percursos ao redor dos gramados onde os demais realizavam atividade com bola. Suou muito para voltar logo, e conseguiu. 
 
Desde a última semana ele está reintegrado ao grupo. Ganha ritmo e melhora a cada atividade. Mas receberá um 'status' maior do que, talvez, possa carregar no início. É considerado o responsável pela mudança de postura do meio-campo gremista. Irá auxiliar Douglas, não deixará Galhardo descoberto. Muito para quem está voltando de duas cirurgias. 
 
Scolari sabe disso, portanto tenta dosar o apelo a Giualiano. Mas até mesmo entre os colegas, o retorno dele é celebrado. 
 
"É um jogador diferente dos outros. Tem muita qualidade e ficamos muito felizes com o retorno dele. Tenho certeza que vai nos ajudar muito no futuro", garantiu Erazo. 
 
Os jogadores do Grêmio trabalham no final de semana todo visando o duelo de segunda-feira. Marcelo Oliveira, suspenso, e Luan, lesionado, são baixas no time tricolor. O confronto com o Juventude aponta para as 20h30 (horário de Brasília), na Arena.