Topo

Já punido por racismo, capitão do Chelsea condena polêmica em Paris

John Terry assina artigo contra racismo  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São PauloChelsea?s Game for Equality

21/02/2015 16h56

O capitão do Chelsea, John Terry assinou um artigo contra o racismo publicado neste sábado por campanha do clube pela igualdade racial. O texto aparece como uma resposta à polêmica após jogo entre Chelsea e PSG na última semana, quando o francês Souleymane foi impedido por torcedores do Chelsea de embarcar no metrô de Paris por ser negro. O caso gerou muita repercussão na mídia europeia e o nome de Terry logo veio à tona, por conta de uma punição que o jogador sofreu em 2012 após proferir insultos racistas contra Anton Ferdinand.

No texto cujo título é "Futebol é para todos e é por isso que gostamos", Terry diz que o incidente no metrô de Paris é inaceitável e comenta a partida contra o PSG.

"Esse é o nosso anual Jogo pela Igualdade, quando mostramos que nosso clube é contra qualquer forma de discriminação. O Futebol é um esporte para todos e essa é uma das principais razões pela qual nós o amamos. O que aconteceu no metrô de Paris na terça-feira é inaceitável", escreveu o jogador.

Souleymane estava voltando para casa do trabalho quando foi barrado no metrô e nada tinha a ver com o jogo entre Chelsea e PSG. Após o incidente, ele disse ao jornal Guardian que ficou com medo de andar de metrô novamente.

"Eu estava um pouco machucado fisicamente, mas eu fiquei muito magoado. Isso realmente afetou minha vida. Eu não posso voltar para o metrô, isso me deixa realmente com medo. Eu não acho que você deve ser negado o direito de pegar o metrô porque você é negro. Isso é o que eles queriam ", relatou.