Topo

Após Barça, torcida do Real é indiciada por chamar Messi de 'anormal'

Torcida do Real Madrid foi indiciada por chamar Messi de "anormal" - AFP PHOTO / DIMITAR DILKOFF
Torcida do Real Madrid foi indiciada por chamar Messi de 'anormal' Imagem: AFP PHOTO / DIMITAR DILKOFF

Do UOL, em São Paulo

23/02/2015 17h20

Os casos de cânticos discriminatórios por parte de torcidas nos estádios voltaram ao noticiário na Espanha. Depois da torcida organizada do Barcelona ser indiciada por chamar Cristiano Ronaldo de “bêbado”, foi a vez dos fãs do Real Madrid serem denunciados por cantos de “anormal” contra o rival da Catalunha e seu maior ídolo: Lionel Messi.

A Comissão contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte admitiu a queixa apresentada pela Federação de Pessoas com Deficiência de Mobilidade e Intelectual da Catalunha (Dincat) por cantos de insulto da torcida do Real Madrid contra as pessoas com deficiência.

Segundo informou o Dincat, federação de mais de 300 organizações sociais que atendem 30.000 pessoas com deficiência intelectual ou de desenvolvimento na Catalunha, a Comissão Antiviolência pediu a documentação de áudio e vídeo do jogo Real Madrid e Barcelona, no Santiago Bernabéu, em outubro passado, quando gritos de "anormal" foram ouvidos.

De acordo com a denúncia, torcedores do Real Madrid cantaram durante “El clássico” expressões como "torcer para o Barça é anormal" e "Messi é um anormal".

O Dincat informou que já tem imagens e áudio do jogo e irá encaminhar o material para a Comissão Antiviolência como prova.

Por sua vez, a Comissão enviou a carta de reclamação ao Real Madrid para que o time da capital se pronuncie sobre a acusação.

A Federação se pronuncioi dizendo que a ação "não é contra um determinado clube, mas [a comissão] antiviolência não funciona se não houver uma queixa de uma entidade, um fato concreto e pessoas específicas".

O Dincat afirmou que esses atos discriminatórios não fazem parte dos valores esportivos e que não vai "permitir que os clubes continuem abrigando esses cânticos ofensivos seja em Madrid, Barcelona ou em qualquer outro lugar ".