Topo

Grêmio aguarda liberação do Parma para acertar com Cristian Rodríguez

Cristian Rodríguez é o principal alvo do Grêmio para a sequência da temporada - AFP PHOTO / MIGUEL ROJO
Cristian Rodríguez é o principal alvo do Grêmio para a sequência da temporada Imagem: AFP PHOTO / MIGUEL ROJO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/03/2015 15h34

O Grêmio tem no meia uruguaio Cristian Rodríguez, de 29 anos, seu alvo principal para fechar o grupo visando o primeiro semestre das competições deste ano. O armador, no entanto, ainda não tem chegada definida. O acerto com time brasileiro depende, primeiro, da liberação do Parma, da Itália, clube com o qual tem contrato de empréstimo. 

O vínculo de empréstimo com os italianos vai até o meio deste ano, que simboliza o fim da temporada europeia. Mas por enfrentar uma dura crise financeira, com até jogos cancelados e falta de pagamento aos jogadores, o clube está devolvendo atletas. Entre os que serão liberados, está Rodríguez. 

Os direitos de Cristian Rodríguez pertencem ao Atlético de Madrid, da Espanha. Mas a liberação do clube espanhol não será empecilho. Inicialmente, nem mesmo um prazo mais curto de contrato inviabilizaria a negociação. O que afastou 'Cebolla', como é conhecido, do Cruzeiro, não o tiraria do Grêmio. Os mineiros rejeitaram investir diretamente no jogador porque a liberação ocorreria apenas por empréstimo até julho deste ano. 
 
"Podemos fazer isso. Um empréstimo mais curto com prorrogação posterior. Tudo precisa ser estudado. Mas antes, ele precisa se liberar do Parma. Acontecendo isso, nós vamos sentar e conversar com ele. É nosso alvo principal", disse o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior ao UOL Esporte. 
 
A reportagem do UOL Esporte apurou que o Grêmio já tem definido o que será aceito pelo atleta e está de acordo a fazer uma proposta para conseguir a contratação. Mas aguarda a saída dele do Parma de forma oficial. 
 
"Não podemos comentar nada além disso. Mas ele se liberando do Parma, vamos conversar sim", garante o presidente gremista. 
 
Entretanto, o prazo é inimigo. As inscrições no Campeonato Gaúcho estão abertas apenas até o dia 13 deste mês. Ou seja, Cristian Rodríguez precisará estar contratado, e com vínculo oficializado pela CBF até a próxima sexta-feira para conseguir atuar. 
 
Além disso, os jogadores do Parma negociam individualmente com o clube suas liberações. E as audiências com o comando não são tão rápidas quanto o Grêmio poderia imaginar. A próxima, inicialmente, aconteceria apenas dentro de cerca de 10 dias. Algo que tornaria a chegada inviável por conta dos prazos. 
 
Caso não efetue esta contratação, o Grêmio não abandonará a ideia de ter mais um atacante de velocidade no elenco. "Temos outras conversas", garante Romildo. 
 
Nesta sexta-feira, o clube chegou a um acerto com o volante Maicon, do São Paulo. Ele desembarca em Porto Alegre no sábado para realizar exames médicos, assinar contrato e ser apresentado.