Topo

Cristian Rodríguez se despede do Parma e Grêmio aguarda chegada na terça

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/03/2015 12h02

O meia uruguaio Cristian Rodríguez foi entrevistado rapidamente por um canal de vídeos de fãs do Parma. Em breves minutos, se despediu da torcida. O material foi publicado no Youtube. Desligado do clube italiano, ele será anunciado pelo Grêmio até terça-feira, data em que o clube gaúcho espera sua chegada a Porto Alegre para realizar exames médicos e assinar um contrato de empréstimo. 

O vínculo com o Tricolor será de três meses. Depois, uma nova negociação precisará ser feita com o Atlético de Madrid, que detém seus direitos. A chegada está diretamente ligada a possibilidade de jogar o Campeonato Gaúcho. E estes detalhes é que impedem um anúncio imediato. Mas um trabalho coletivo no Grêmio visa resolver isso rapidamente. 
 
"Estamos próximos [de anunciar a contratação]. Faltam alguns detalhes. Falei com ele ontem [domingo] e ele demonstra a mesma ambição de estar no clube que os já contratados. Ele teve uma proposta muito importante de um clube brasileiro [Cruzeiro] e optou por jogar no Grêmio. Não posso anunciar porque são detalhes decisivos. O clube está mobilizado como um todo, marketing, comunicação, jurídico, documentação, seguranças, há uma mobilização total para ele chegar e rapidamente estar apto a jogar", disse o diretor executivo de futebol gremista, Rui Costa. 
 
O Grêmio aguarda a chegada de Rodríguez na terça-feira, com anúncio nesta segunda e grande mobilização da torcida, que deve esperá-lo no aeroporto. 
 
Com Rodríguez, o clube fecha o ciclo de contratações para o início do ano. A ideia do clube é conseguir sua permanência por mais tempo após o primeiro contrato. "Foi uma questão jurídica, era a única maneira de ter a contratação agora. Depois, daremos toda segurança para que ele possa ficar mais tempo conosco", completou Rui. 
 
O último jogo dele com a camisa do Parma ocorreu diante do Atalanta, pelo Italiano, no empate em 0 a 0. Rodríguez acabou expulso. Depois do jogo, ele fez elogios ao clube e se se despediu, em vídeo. 
 
Rodríguez, de 29 anos, foi titular da seleção uruguaia na última Copa do Mundo. É convocado regularmente desde 2003. Começou carreira no Peñarol e tem passagens por grandes clubes do Velho Continente como Benfica, Porto, Atlético de Madrid e Parma, que deixa por conta da grave situação financeira pela qual os italianos passam.