Topo

Escassez e Barça x Real: ala Danilo é brasileiro mais disputado na Europa

Do UOL, em São Paulo

10/03/2015 06h00

Não existe um jogador brasileiro mais badalado no futebol europeu do que Danilo (exceto o óbvio Neymar). Titular do Porto e da seleção comandada por Dunga, o lateral de 23 anos foi assediado por uma série de equipes do Velho Continente nas últimas semanas, e ainda que não tenha sido anunciado oficialmente, veículos como o português “Correio da Manhã” e o espanhol “Marca” dão como certo um acordo entre ele e o Real Madrid.

A transferência de Danilo deve movimentar algo em torno de 35 milhões de euros (R$ 118,6 milhões). O lateral tem contrato com o Porto até 2016, com cláusula rescisória de 50 milhões de euros (R$ 169,5 milhões). Mas afinal, por que ele virou tão badalado no mercado do futebol europeu?

O UOL Esporte levantou cinco pontos que são relevantes para entender a badalação em torno de Danilo. O jogador estará em ação às 16h45 (de Brasília) desta terça-feira (10), quando o Porto receberá o Basel em jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa (as duas equipes empataram por 1 a 1 na primeira partida).

Ah, a terça-feira também pode servir para Danilo pensar no futuro. O Real Madrid é outro time que estará em campo pela Liga dos Campeões: após vitória por 2 a 0 no primeiro jogo, na Alemanha, o time espanhol receberá o Schalke 04.

1 - A consolidação na seleção brasileira

Danilo tem histórico na base da seleção brasileira (foi campeão sul-americano e mundial com a sub-20 e disputou os Jogos Olímpicos de 2012 com a sub-23), mas o novo status do lateral na Europa tem a ver com a consolidação dele no time principal.

Incluído pelo técnico Dunga em todas as convocações feitas após a Copa de 2014, Danilo foi reserva de Maicon no início do ciclo. Contudo, o lateral do Porto assumiu a camisa 2 depois de o jogador da Roma ter sido cortado por problemas disciplinares e foi titular em cinco das seis partidas da equipe nacional pós-Mundial.

2 - A escassez do mercado

Barcelona, Juventus, Manchester United e Real Madrid são exemplos de times que sondaram Danilo apenas nesta temporada. O grande número de times interessados tem relação direta com a escassez do mercado na posição: hoje em dia, quais são os grandes laterais direitos do planeta?

Poucas são as unanimidades na posição. O alemão Philipp Lahm era uma, mas tem oscilado entre a lateral e o meio-campo no Bayern de Munique. Quando ele joga como volante, o espaço na ala é ocupado pelo brasileiro Rafinha.

No dia 12 de janeiro, a Fifa divulgou a seleção do futebol mundial na temporada passada. Os laterais foram Lahm (improvisado na esquerda) e Sergio Ramos, que até passou pela posição, mas voltou a ser zagueiro no Real Madrid.

3 - A versatilidade

Danilo fez o gol do título do Santos na Copa Libertadores de 2011 (vitória por 2 a 1 sobre o Peñarol, no dia 23 de junho, no Pacaembu). Naquela momento da partida, o lateral direito atuava como volante (Pará havia entrado no lugar de Paulo Henrique Ganso e jogava na ala).

Em todo o período de futebol brasileiro, Danilo sempre teve a versatilidade como característica. Era um jogador que atuava como lateral ou como volante com a mesma propriedade – sobretudo pelos atributos ofensivos.

No Porto, Danilo foi menos usado no meio-campo. Ainda assim, é frequente o jogador dizer em entrevistas que evoluiu muito na parte tática. A principal justificativa dele para isso é a defesa: hoje em dia, o brasileiro é mais seguro e demanda menos estrutura de cobertura.

4 - A necessidade do Porto

A despeito de ser o clube mais vencedor do futebol português, o Porto está aquém do potencial financeiro dos gigantes europeus. Por isso, acostumou-se a ser um centro vendedor. Os lusitanos conseguiram 40 milhões de euros quando mandaram Hulk para o Zenit, por exemplo, e 31,5 milhões de euros na transferência de Anderson para o Manchester United.

Danilo foi contratado em 2011 e custou 13 milhões de euros aos cofres da equipe lusitana. Como tem contrato até o meio de 2016, a próxima janela de transferências é a última em que ele pode ser negociado com lucro ao Porto. A partir do fim deste ano, o brasileiro poderia assinar um pré-contrato com outro time sem que o clube atual fosse indenizado por isso.

Esse é o principal motivo para o valor de mercado de Danilo ter caído. O Porto dizer publicamente que havia negado uma oferta de 37 milhões de euros pelo lateral – a diretoria da equipe queria 40 milhões de euros –, mas tem necessidade de vender e pouco tempo para concluir o negócio. Por isso, passou a admitir propostas em torno de 25 milhões de euros.

A partir disso e da concorrência, o negócio deve ser concretizado por um valor em torno de 35 milhões de euros.

5 - A rivalidade Barcelona x Real Madrid

Outro motivo para Danilo ter virado bola da vez no mercado europeu é a rivalidade local entre os dois principais times da Espanha. Com Barcelona e Real Madrid atrás do lateral brasileiro, o negócio comum passou a ser um confronto clubístico.

Nos últimos meses, jornais espanhóis têm feito uma extensa cobertura sobre cada passo de Danilo. Os diários catalães relatam aspectos como a relação do lateral com Neymar e o estilo de jogo da equipe – a tese é que ele teria mais facilidade de se encaixar numa equipe que já está acostumada a usar Daniel Alves, cujo contrato termina no meio deste ano e não deve ser renovado. As publicações madrilenas, por outro lado, dizem que a vontade do ala é defender o Real e que isso pode influenciar o negócio.

O Barcelona contratou um lateral direito brasileiro no ano passado, mas Douglas ainda não conseguiu espaço na equipe principal dos catalães. Com isso e a iminente saída de Daniel Alves, a posição passa a ser prioridade para a equipe, que tem como principal problema um veto da Fifa para contratações nas próximas janelas.

No Real Madrid, as opções para a lateral direita são Carvajal e Arbeloa, dois jogadores que passam longe de ser unanimidade. Os merengues contrataram um brasileiro neste ano: o volante Lucas Silva, bicampeão nacional pelo Cruzeiro.

A disputa entre os dois rivais é fundamental para entender a badalação em torno do lateral nos últimos dias. “Me disseram que é praticamente impossível o Barcelona contratar Danilo. Parece que ele já está certo com o Real Madrid”, disse Carles Rexach, membro da comissão técnica da equipe catalã, ao programa televisivo “Esport 3”. Afinal, um discurso resignado ou uma tentativa de despistar?