Topo

Página do Serra Dourada corneta políticos, atletas e o presidente boliviano

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

10/03/2015 12h00

A página no Facebook do estádio Serra Dourada, arena goiana pertencente ao governo do Estado de Goiás, é um sucesso de público. Lançada no início do ano passado, tem quase 200 mil fãs e vem ganhando uma média de 5.000 seguidores por mês.

O motivo para o sucesso, de acordo com a responsável pela atualização do canal, é a união de prestação de serviço, comunicação e entretenimento. A página não foge de assuntos polêmicos nem se furta ao desejo de satirizar e comentar qualquer assunto, do Dia Internacional das Mulheres à inflação no país, dos dotes de cantor dos jogadores Neymar e Daniel Alves a uma suposta orientação homossexual do presidente da Bolívia, Evo Morales.

"A página serve para aproximar o torcedor e usuário do estádio daqueles que administram o equipamento", afirma Izabella Campos Maia, gerente do estádio e responsável pela página.

Segundo ela, a linguagem utilizada, aliada à maneira direta de tratar assuntos muitas vezes considerados polêmicos, faz com que o torcedor se sinta mais à vontade para interagir com a página, fazendo perguntas e trazendo críticas à forma como o Serra Dourada é operado. "Por meio da página, já chegaram reclamações, por exemplo, sobre problemas nos banheiros ou desligamento das luzes logo após o encerramento de uma partida. Com essas interações, ganhamos a chance de resolver os problemas e também de explicar para os torcedores os motivos deste ou daquele procedimento", explica a gerente do estádio.


Polêmica

Com o crescimento no número de usuários da página, algumas polêmicas, de acordo com Izabella Maia, tiveram que começar a ser evitadas. Em um post do mês de janeiro, por exemplo, a página se colocava contrária à visita íntima em sedes da Fundação Casa, que abriga menores infratores.

Em um post, a página do estádio goiano chamava a iniciativa de criação "do primeiro motel para menores do Brasil". "Hoje em dia, evitamos fazer posts assim, com opinião pessoal. Sou advogada, às vezes colocava opiniões pessoais, mas assuntos políticos geram muita polêmica, então temos evitado", diz a gerente do estádio e administradora da página. 

Ainda assim, no último domingo, Dia Internacional das Mulheres, um post trazia a mensagem: "Um dia inteiro para se lembrar quem é que manda nos outros 364". Perguntada sobre a publicação, Maia respondeu com uma risada, esperando que todos entendam que é piada.