Topo

Há 20 anos, Joel Santana castigava Luxemburgo e centenário do Flamengo

Fluminense conquistou Carioca de 1995 com gol de barriga de Renato Gaúcho - Site oficial do Flamengo
Fluminense conquistou Carioca de 1995 com gol de barriga de Renato Gaúcho Imagem: Site oficial do Flamengo

Paulo Vinícius Coelho

Do UOL, em São Paulo

12/03/2015 14h00

O segundo Fla-Flu do ano do centenário do Flamengo teve surpresa. O Flamengo de Romário, dirigido por Vanderlei Luxemburgo e com investimento pesado em contratações, levou um baile do Fluminense. Perdeu por 3 a 1. O resultado no dia 12 de março de 1995 foi o início de uma sucessão de resultados que provocaram crise no ano do centenário e a demissão de Luxemburgo depois do gol de barriga de Renato Gaúcho, em julho.

Antes, em fevereiro, o primeiro Fla-Flu do ano terminou empatado por 0 a 0. Foi a estréia de Romário em partidas oficiais.

O primeiro semestre de 1995 consagrou Joel Santana com seu terceiro título carioca pelo segundo clube diferente. Havia sido campeão pelo Vasco em 1992 e 1993 e campeão baiano pelo Bahia em 1994, antes de montar o time que castigou o rival nos Fla-Flus.

“No jogo da final, o 3 a 1 do gol de barriga, foi um marketing muito grande, porque o Renato (Gaúcho) tinha um contrato com o Porcão (rede de churrascarias) e diziam que aquela barriguinha ele conseguia lá”, conta Joel Santana.

Aqueles clássicos também tornaram famoso o zagueiro Lima, contratado do Sport, responsável pela marcação a Romário. Em quatro clássicos, Romário marcou apenas um gol, na final do gol de barriga.

“Eles tinham o time dos sonhos, e nós tínhamos um catado. O Ronald veio do Americano, o Lima veio do Sport Recife, o Márcio Costa veio em uma peneira que eu fiz no Bonsucesso, o Sorley veio do Coritiba, o Renato foi mandado embora do Atlético-MG. Esta é que é a verdade. O Leonardo veio nem lembro de onde”, relembra Joel. “Eles (Flamengo) abriram nove pontos na frente, e nós viemos por trás e conquistamos o título”, completou.

Flamengo x Fluminense em 1995 - Ormuzd Alves/Folhapress - Ormuzd Alves/Folhapress
Em 1995, Fluminense levou vantagem em clássicos contra estrelado Flamengo
Imagem: Ormuzd Alves/Folhapress

Joel Santana se orgulha de ter conquistado oito vezes, recorde compartilhado com Flávio Costa, dono de oito taças nos anos 40. Na verdade, Joel conquistou sete vezes o Estadual, mas montou o Vasco de 1987, dirigido por Sebastião Lazaroni na decisão contra o Flamengo.

“Naquele ano, jogamos seis vezes com o Flamengo. Ganhamos quatro e empatamos duas – contanto o Brasileirão, que disputamos o Fla-Flu lá em João Pessoa”, relembra Joel Santana - na verdade, foram cinco clássicos, e o jogo do Brasileirão foi disputado em Campina Grande (PB).

Abaixo as fichas dos quatro Fla-Flus em que o Fluminense de Joel Santana castigou o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo

FLAMENGO 0 x 0 FLUMINENSE

Data: 12 de fevereiro de 1995
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jorge Travassos (RJ)
Público: 98.907

FLAMENGO: Adriano, Charles, Jorge Luís, Agnaldo e Branco; Fabinho, Marquinhos, Fábio Baiano (Hugo) e Nélio (Mazinho Oliveira); Romário e Sávio.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLUMINENSE: Wéllerson, Ronald, Lima, Paulo Paiva (João Luís) e Lira; Márcio Costa, Djair, Aílton e Luís Antônio; Leonardo e Ézio (Edinho).
Técnico: Joel Santana

FLUMINENSE 3 x 1 FLAMENGO

Data: 12 de março de 1995
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sérgio Cristiano do Nascimento (SP)
Público: 49.975
Gols: Renato Gaúcho, aos 5 min; Jorge Luís, aos 23 min; Jorge Luís (contra), aos 40 min do 1º tempo; Leandro Silva, aos 44 min do 2º tempo

FLUMINENSE: Wéllerson, Ronald, Lima, Márcio Costa e Lira; Cadu, Djair (Leandro Silva), Aílton e Rogerinho; Renato Gaúcho e Ézio.
Técnico: Joel Santana

FLAMENGO: Émerson, Fabinho, Jorge Luís, Agnaldo e Branco; Charles Guerreiro, Válber (Fábio Baiano), Marquinhos e Nélio (Hugo); Romário e Sávio.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLAMENGO 3 x 4 FLUMINENSE

Data: 30 de abril de 1995
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Cláudio Garcia (RJ)
Público: 41.119
Gols: Mazinho Oliveira, a 1 min; Ézio, aos 10 min; Sávio, aos 17 min; Renato Gaúcho, aos 23 min; Marquinhos, aos 32 min do 1º tempo; Rogerinho, aos 3 min; Rogerinho, aos 43 min do 2º tempo

FLAMENGO: Roger, Marcos Adriano, Jorge Luís, Gélson e Branco; Charles Guerreiro, Válber, Marquinhos e Mazinho Oliveira; Romário e Sávio (William).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLUMINENSE: Wéllerson, Ronald, Lima, Paulo Paiva e Lira; Márcio Costa, Djair, Aílton e Luís Henrique (Rogerinho); Renato e Ézio (Ânderson).
Técnico: Joel Santana

FLUMINENSE 3 x 2 FLAMENGO

Data: 25 de junho de 1995
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Léo Feldman (RJ)
Público: 109.204
Gols: Renato Gaúcho, aos 30 min; Leonardo, aos 42 min do 1º tempo; Romário, aos 26 min; Fabinho, aos 32 min; Renato Gaúcho, aos 41 min do 2º tempo

FLUMINENSE: Wéllerson, Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Márcio Costa, Djair, Aílton e Rogerinho (Ézio); Renato Gaúcho e Leonardo (Cadu).
Técnico: Joel Santana

FLAMENGO: Roger, Marcos Adriano (Rodrigo), Jorge Luís, Gélson e Branco; Charles Guerreiro, Fabinho, Marquinhos e William (Mazinho Oliveira); Romário e Sávio.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo