Topo

Diretoria do Atlético-MG negocia volta de Bernard sem o aval de Levir

Bernard é desejado pela diretoria do Atlético-MG, mas Levir é contra - MIGUEL RIOPA / AFP
Bernard é desejado pela diretoria do Atlético-MG, mas Levir é contra Imagem: MIGUEL RIOPA / AFP

Victor Martins

Do UOL, em Vespasiano

13/03/2015 18h42

Vendido pelo Atlético-MG ao Shakhtar Donetsk em agosto de 2013, o meia Bernard sonha em voltar para a Cidade do Galo e a diretoria alvinegra tem feito o possível para repatriar o atleta que disputou a Copa do Mundo de 2014. Se a torcida atleticana é quase 100% favorável ao retorno do ídolo, o técnico Levir Culpi não se mostra muito empolgado. Pelo contrário, o comandante do Atlético não gostaria de ter Bernard no elenco. Além da falta de interesse do própria treinador, o Atlético tem a concorrência do Corinthians, que também procurou o jogador, como antecipou o UOL Esporte.

De acordo com o canal Fox Sports o empresário Giuliano Bertollucci tem reunião agendada com a direção do Atlético na próxima semana. A ideia é conseguir junto do Shakhtar o empréstimo de Bernard por pelo menos um ano. Algo que tem sido feito sem o aval de Levir Culpi. Ao ser questionado sobre o assunto, o treinador do Atlético preferiu não entrar em detalhes, mas foi claro: não deseja contar com Bernard.

“Eu não vou falar sobre o assunto, senão vou falar bobagem. Não existe essa possibilidade neste momento, pois o jogador tem contrato e não existe necessidade. Temos um elenco com 35 jogadores, tem até jogador em excesso. Agora temos que fazer o time jogar, não é contratar”, comentou o treinador com um semblante mais fechado.

Embora não comente abertamente o assunto, Levir Culpi tem muito receio por causa da postura de Bernard fora de campo. Os vários atrasos em reapresentações ao Shakhtar e o relacionamento ruim do atleta com o técnico Mircea Lucescu foram citados por Levir, em recente participação no programa Bem, Amigos, do canal Sportv.

Desde que foi jogar no futebol da Ucrânia, Bernard aparece muito mais nas vezes que se atrasa do que dentro de campo. Com um comportamento nada profissional, o jogador brasileiro acabou colocado de lado por Lucescu, que em janeiro aproveitou o amistoso com o Atlético para conversar sobre o jogador, inclusive com Levir Culpi.

Dificuldade

Apesar do interesse do Atlético e da grande vontade que tem Bernard em retornar para a Cidade do Galo, a situação não é nada simples. O jogador tem mais dois anos de contrato e até o momento o Shakhtar não demonstrou nenhum interesse em liberar o atleta, que na época custou R$ 78 milhões. No entanto, depois da goleada sofrida para o Bayern de Munique, pela Champions League, a direção do clube ucraniano sinalizou uma reformulação no elenco.