Topo

Bernard se aproxima do Atlético-MG, mas renovação com Shakhtar é empecilho

Retorno de Bernard ao Atlético-MG está cada vez mais próximo - Marcus Desimoni/UOL
Retorno de Bernard ao Atlético-MG está cada vez mais próximo Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

16/03/2015 19h47

O retorno de Bernard ao Atlético-MG parece cada dia mais próximo. O jogador nunca escondeu que está infeliz na Ucrânia e em janeiro, antes do amistoso entre o Shakhtar Donestk e o clube brasileiro, no Independência, fez um pedido aos diretores atleticanos: voltar para a Cidade do Galo. Desde então o clube tem se esforçado para repatriar um ídolo da torcida, mas uma exigência do Shakhtar dificulta esse acerto, como apurou o UOL Esporte.

Fora dos planos de Mircea Lucescu, com quem Bernard teve uma série de problemas, o Shakhtar faz uma exigência para liberar o jogador por empréstimo. A equipe do leste europeu exige que Bernard renove o contrato por mais uma temporada. Algo que o atleta descarta de imediato. O vínculo atual do brasileiro com o Shakhtar vai até agosto de 2018 e para liberar o meia ao Atlético até junho de 2016, o clube ucraniano quer estender essa ligação até agosto de 2019.

O acerto entre Bernard e Atlético-MG está bem encaminhado. Aliás, a concorrência do Corinthians fez a direção atleticana intensificar as conversas. Como o UOL Esporte antecipou, o clube paulista procurou Giuliano Bertolucci, empresário do jogador, para reforçar o elenco de Tite para a sequência da Copa Libertadores. Mas o Atlético conta com alguns trunfos, como o desejo do próprio jogador e o interesse do Shakhtar no atacante Carlos. A equipe ucraniana pretende reformular o elenco depois da vexatória eliminação na Liga dos Campeões.

A negociação com Bernard, aliás, é contra a vontade do técnico Levir Culpi. O treinador já deixou claro que por ele o clube não repatriaria o meia. Após o triunfo sobre a URT, o técnico do Atlético foi questionado mais uma vez sobre o assunto. Nesse sábado o presidente Daniel Nepomuceno esteve na Cidade do Galo e Levir afirmou que esse assuntou não entrou em pauta. “O Daniel esteve no CT longe de um tom de cobrança. E também não veio à tona essa conversa do Bernard. Nem conversamos”.

O Atlético-MG tem menos de um mês para confirmar o retorno do seu antigo camisa 11. O prazo para registro de jogadores contratados em outros países vai até 5 de abril. Caso tudo ocorra como o planejado, o Atlético pode inscrever o jogador no Campeonato Mineiro e também espera contar com Bernard na sequência a Copa Libertadores. O atleta pode ser inscrito no torneio continental desde que o time de Levir Culpi consiga superar o início ruim e se classificar para as oitavas de final.

Revelado pelo próprio Atlético, Bernard disputou 100 partidas pela equipe profissional, entre março de 2011 e julho de 2013. O ápice foi a conquista da Copa Libertadores. Então com 20 anos, o jovem meia atleticano disputou 11 partidas, todas como titular e marcou quatro gols, o mais importante deles na semifinal contra o Newell’s, no Independência.