Topo

Fernandão faria 37 anos nesta quarta. Relembre gols do ídolo do Inter

Do UOL, em Porto Alegre

18/03/2015 06h00

A quarta-feira é de decisão para o Internacional no Equador, em virtude do jogo com o Emelec, mas também de homenagens. Se estivesse vivo, Fernandão completaria 37 anos neste 18 de março. Vítima de um acidente aéreo em junho do ano passado, ele foi jogador, dirigente e treinador do Colorado. O status de ídolo rendeu até estátua no Beira-Rio.

Fernando Lúcio da Costa chegou a Porto Alegre em 2004 e é apontado por ex-colegas e dirigentes como um dos artífices do Inter multicampeão. A liderança dentro e fora de campo rendeu a faixa de capitão e a eterna imagem erguendo as taças da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2006.

Com a camisa do Internacional ele disputou 190 jogos e marcou 77 gols. Como treinador teve apenas 44% de aproveitamento e foi retirado do cargo antes do término do Brasileirão de 2012. Traumatizado pela experiência, deixou o futebol e só voltou ao virar comentarista dos canais Sportv.

A morte trágica gerou comoção na torcida e deu início a uma série de homenagens. Além de um memorial na frente do Beira-Rio, caminhada e missa coletiva marcaram a despedida ao ex-jogador. Até o presidente da Fifa, Joseph Blatter, manifestou seu pesar com o falecimento. Revelado pelo Goiás, Fernandão também atuou por Olympique de Marseille, Toulouse, Al Gharafa-QAT e São Paulo.