Topo

Ele quer comprar um time e é apontado como inspiração de '50 tons de cinza'

Alessandro Proto, empresário que fez proposta para comprar o Parma - Reprodução/Twitter
Alessandro Proto, empresário que fez proposta para comprar o Parma Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 06h00

O que o filme “50 Tons de Cinza”, o falido Parma e algumas estrelas de Hollywood têm em comum? Um misterioso empresário chamado Alessandro Proto. Foi ele quem fez uma oferta pela compra do clube italiano neste mês. Ele também foi apontado como o inspirador de Cristian Grey, o famoso personagem do filme. E ele faz questão de alimentar a imagem de corretor imobiliário de nomes como Brad Pitt e George Clooney.

Mas tudo que cerca Alessandro Proto inspira cautela. O italiano de 40 anos é um sujeito controverso. Preso e condenado recentemente por manipular informações econômicas, o empresário levanta a bandeira da discrição. Na prática, vive justamente do efeito contrário: a exposição na mídia só aumenta e lhe rende mais e mais contatos.

Na semana passada, Proto oficializou uma proposta de cerca de R$ 1,5 milhão para comprar o Parma de Giampiero Manenti, que recusou a oferta e pediu um valor superior. Na sequência, Manenti foi preso por fraude fiscal e o clube teve a falência decretada. Proto ainda pode tentar salvar o Parma, mas a imprensa italiana já duvida de suas intenções. O certo é que ele, novamente, ganhou os holofotes.

Essa, inclusive, é sua especialidade. De origem humilde, Proto conta ter vendido enciclopédias para custear uma faculdade renomada de economia na Itália. No caminho, entrou para o ramo imobiliário. Por meio de contatos, especializou-se em intermediar transações de mansões na Europa em negócios envolvendo famosos de Hollywood. Não existe comprovação de que realmente ele ajudou todas as estrelas, mas Proto defende a discrição como segredo do sucesso.

Mas o que melhor resume o italiano é seu envolvimento com “50 tons de cinza”. Com respostas evasivas, insinuações e coincidências, Proto passou a ser conhecido como o homem que inspirou Christian Grey, o protagonista do livro que agora faz sucesso no cinema. Ele assegura: nunca confirmou a informação. E também nunca negou.

Em entrevista ao New York Daily News, em 2014, Proto falou das coincidências de sua vida com a de Christian Grey. Autora do livro, E.L. James nunca confirmou, mas a imprensa norte-americana afirma que eles se conheceram em 2010, quando ela escrevia sobre as exigências dos astros ao comprar uma casa luxuosa.

Para apimentar ainda mais a história, Proto foi alvo de boato de que estaria namorando Dakota Johnson, que interpreta Anastasia Steele em “50 Tons de Cinza”. À revista espanhola Chance, ele disse que manteve relações com Dakota, mas desmentiu o namoro. O estafe de Dakota nega a relação. E a imprensa italiana desconfia que o boato tenha sido plantado pelo próprio Proto e sua equipe.

Sempre que alguma polêmica surge, a empresa de Proto se manifesta por meio de comunicados oficiais nem sempre muito claros. Enquanto isso, o empresário, em prisão domiciliar por crimes fiscais, segue na ativa. Só não se sabe fazendo exatamente o quê.