Topo

Grêmio cogita ir à Fifa para reverter punição de Cristian Rodríguez

Cristian Rodríguez teve pena mantida e ficará quatro jogos afastado do Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Cristian Rodríguez teve pena mantida e ficará quatro jogos afastado do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

27/03/2015 17h57

O Grêmio ainda não foi oficialmente informado sobre a manutenção da pena de Cristian Rodríguez, suspenso por quatro jogos e sua última partida pelo Parma, da Itália. Nesta sexta-feira, o pedido gremista na Itália foi rejeitado pela Corte da Federação Italiana de Futebol. O clube aguarda conhecer as razões para manutenção da punição e não descarta ir à Fifa. 

"O Grêmio ainda não recebeu uma comunicação formal. Estamos em contato com o advogado que representou o clube na Itália. Houve um post no twitter oficial e a decisão no site da Corte Italiana. Mas formal, oficialmente, não recebemos esta comunicação. Portanto não conseguimos analisar as razões para isso", disse o advogado Leonardo Lamachia, que trabalha no clube gaúcho, à Rádio Guaíba. 
 
Expulso na partida contra o Atalanta, pelo Italiano, Cristian Rodríguez foi julgado sem direito a defesa. Não houve advogado do Parma envolvido em auxílio ao atleta por conta da falência do clube. Pegou quatro jogos e o Grêmio buscou reverter o quadro. Primeiro via STJD, e não conseguiu. Agora via Corte Italiana, e novamente não obteve sucesso. 
 
"Olhei o site e não recebemos a comunicação formal. Mas pelo teor da publicação, creio que este seja o resultado", afirmou o advogado. "Assim que recebermos a comunicação, estudaremos o recurso. O fundamental é termos o conhecimento das razões para manutenção da pena. Inicialmente não há recurso na Fifa ou mesmo na Itália. Mas se as razões apresentadas nos derem a possibilidade de criarmos uma tese e levarmos à Fifa, não descartamos esta possibilidade. Estamos dispostos a tentar todas as movimentações jurídicas permitidas. É um jogador muito importante para o Grêmio", concluiu Lamachia. 
 
Com a pena mantida, Cristian Rodríguez não completará 10 jogos pelo Grêmio em seu primeiro contrato, que vai apenas até o fim de junho. O jogador precisará cumprir os quatro compromissos em âmbito nacional. Ou seja, está fora de jogos da Copa do Brasil, começando pela próxima quarta-feira, e depois Brasileirão. 
 
Ainda há outro problema. Cebolla está lesionado e sem previsão de volta. Ele disputou até agora apenas 70 minutos com a camisa gremista e sofreu uma lesão muscular na coxa direita.