Topo

Euro 2016: Brasileiro estreia, marca, e Itália empata; Holanda se complica

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 18h36

Terceira e quarta colocadas no ranking europeu, Holanda e Itália jogaram pela rodada das eliminatórias para a Eurocopa de 2016 neste sábado. Ambas, porém, tropeçaram. A Itália visitou a Bulgária em partida pelo Grupo H, começou ganhando, sofreu a virada e só empatou com gol do estreante brasileiro Éder: 2 a 2. Já a Holanda, recebeu a Turquia, e empatou a partida nos acréscimos, por 1 a 1. Mesmo assim, a seleção terceira colocada na última Copa do Mundo vê a classificação ficar mais complicada.

A Itália comelou com muita intensidade: aos 30 segundos, o atacante do Borussia Dortmund Ciro Immobile quase marcou. Depois, aos 3 minutos, Bertolacci cruzou e viu o búlgaro Minev colocar para dentro do próprio gol no meio da confusão.

Depois, a Bulgária aproveitou o relaxamento italiano. Aos 10 minutos de jogo, Popov recebeu na entrada da área e bateu forte no gol de Sirigu, para fazer. Cinco minutos depois Micanski virou, em jogada de contra-ataque que pegou os italianos desprevenidos.

O brasileiro Éder entrou na segunda etapa, para ser o salvador italiano. Em sua estreia pela Azzurra, recebeu no fim do jogo bola na entrada da área, virou e bateu forte, no ângulo do goleiro adversário. "É uma grande alegria, fico feliz por ter ajudado o grupo com este gol, mas meu objetivo também era a vitória. Estou feliz por ter marcado meu primeiro gol na estreia com uma camisa tão importante como a da seleção italiana", afirmou o atacante de 28 anos.

O jogador falou ainda sobre a polêmica declaração do treinador Roberto Mancini, que disse ser contra a convocação de "estrangeiros" na Azzurra. "Eu sinto muito pelas palavras de Mancini. Eu o respeito e respeito a sua opinião, mas é uma polêmica desnecessária já que ninguém mais pensa como ele. Esta camisa não é um paliativo. É difícil estar neste grupo, que me acolheu muito bem. Espero ganhar mais espaço aqui no azul", ponderou Éder.

O empate deixou a Itália com 11 pontos, na segunda posição do Grupo H, atrás da Croácia. A situação dos italianos é confortável.

A Holanda, no entanto, sofre. Neste sábado a seleção que foi 3ª colocada na Copa do Mundo de 2014 comprovou que não vive a melhor das fases e empatou jogando em casa contra a Turquia. Sem o ponta Arjen Robben, do Bayern de Munique (ALE), lesionado, os holandeses jogaram mal e viram a classificação se complicar: estão na terceira posição, com 7 pontos, e perseguem a Islândia, que tem 12, na segunda posição. O gol que definiu o empate foi marcado pelo meia veterano Wesley Sneijder, nos acréscimos, em chute que desviou na zaga turca.