Topo

Maior contratação do Grêmio pode passar mesmo tempo em voo do que jogando

Foram 13 horas de viagem da Itália ao RS, e podem ser os mesmos minutos em campo - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Foram 13 horas de viagem da Itália ao RS, e podem ser os mesmos minutos em campo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/04/2015 06h00

Cristian Rodríguez chegou ao Grêmio no dia 10 de março. Estava cansado. Atendeu a torcida no aeroporto e pediu para não ser apresentado imediatamente. Havia perdido 13 horas em voo da Itália a Porto Alegre. No dia seguinte assinou contrato até o fim de junho. E o longo período da Europa à capital gaúcha pode ser exatamente o mesmo do uruguaio em campo. O número reduzido de jogos, a pena imposta ainda quando jogava pelo Parma e uma lesão abreviam a passagem dele pelo Tricolor. 

São muitos fatores que impedem Cristian Cebolla Rodríguez de estar em campo. Ele estreou no dia 14 de março, contra o Cruzeiro. Ficou apenas 60 minutos em campo. Saiu no segundo tempo com uma lesão muscular na coxa direita. E desde então não jogou mais. 
 
A rotina de recuperação o fez ser cortado da seleção uruguaia. Ficaria três jogos fora por conta do time nacional. Perdeu os mesmos pela lesão. E ainda não voltou a trabalhar com bola no gramado do CT Luiz Carvalho. 
 
Enquanto isso teve confirmada uma pena de quatro jogos de suspensão por conta da expulsão em sua última partida pelo Parma, diante do Atalanta, pelo Campeonato Italiano. Sem a reversão do quadro, o jogador está vetado de quatro compromissos nacionais. E assim, mais uma dificuldade aparece para ele. 
 
Contando que o Grêmio classifique-se em todas as fases seguintes do Gauchão e siga também na Copa do Brasil eliminando o jogo de volta na segunda fase, Rodríguez poderá disputar oito partidas inteiras pelo Tricolor até a reunião da seleção uruguaia para disputa da Copa América, no fim de maio. Contando com os 60 minutos já disputados, totaliza 780 minutos. 
 
Curiosamente, o número de 780 minutos corresponde exatamente às 13 horas em que esteve em deslocamento entre a Itália e Porto Alegre. Ou seja, Rodríguez, no primeiro contrato com o Grêmio, pode ter o mesmo período em campo que teve viajando. 
 
E isso contando que ele participe sempre de jogos completos. A soma, entretanto, pode ser pior ou ainda melhor. Por um lado é provável que Rodríguez não conseguirá atuar os 90 minutos do jogo contra o São José neste domingo. Ele está quase um mês afastado dos gramados e ainda não reúne as melhores condições. Com isso, a contagem de minutos tende a cair. Mas sob outro prisma, dois jogos podem sem somados à conta. 
 
O primeiro caso para ampliar os jogos de Rodríguez no Grêmio é não evitar o jogo de volta da Copa do Brasil na segunda fase. Somando mais um compromisso em que ele cumprirá suspensão. O segundo é tentar atrasar ao máximo a apresentação para seleção do Uruguai que disputa a Copa América conseguindo participação dele no duelo com o Goiás no dia 31 de maio. O time celeste tem amistoso no dia 6 de junho contra Guatemala e estreia na Copa América dia 13, diante da Jamaica. 
 
No calendário do Cebolla aparecem o jogo com São José pela última rodada da primeira fase do Gauchão. Um jogo de quartas de final do Estadual, dois de semi e dois de final, desde que o Grêmio chegue. A Copa do Brasil já começou sem ele nesta quarta. No próximo dia 15 ele cumpre o segundo jogo de suspensão. E há previsão de segunda fase em jogos de ida nos dias 22 ou 29 de abril e volta nos dias 6 ou 13 de maio, além da terceira fase com ida ainda dentro do contrato, estipulada em 20 ou 27 de maio. 
 
Já no Brasileiro ele poderá disputar no máximo três rodadas, contra Figueirense, Goiás e Ponte Preta. Na melhor das hipóteses Rodríguez fechará 10 jogos. Na pior, não completa oito. 
 
Depois do fim do primeiro contrato, o clube espera mantê-lo em Porto Alegre. Mas não será fácil. O Grêmio precisará abrir negociação com o Atlético de Madrid e conseguir uma ampliação de empréstimo para aproveitar algo mais de sua principal contratação para esta temporada.