Topo

Com "dossiê" sobre corintiano Malcom, Red Bull alemão apresenta oferta

Malcom anotou três gols pelo Campeonato Paulista 2015 - Ronny Santos/Folhapress
Malcom anotou três gols pelo Campeonato Paulista 2015 Imagem: Ronny Santos/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

06/04/2015 14h29

O RB Leipzig-ALE, da empresa Red Bull, pensa no corintiano Malcom como um de seus pilares para o futuro.

Para isso, já acionou até seu parceiro sul-americano, o Red Bull Brasil. Neste momento, o clube da segunda divisão alemã é o único time do exterior, de fato, em conversas para contratar o atacante de 18 anos. A informação foi divulgada pelo jornalista italiano Alfredo Pedullà e ratificada pelo UOL Esporte. O empresário Fernando Garcia, dono da maior parte dos direitos econômicos do atacante, confirmou ter recebido uma oferta.

Há alguns dias, o Red Bull de Campinas foi contatado para produzir um estudo minucioso a respeito do perfil técnico e comportamental sobre Malcom. Em relatório, informou que o jogador tem potencial para um investimento de até 9 milhões de euros (cerca de R$ 29 milhões) e projeção para, em dois ou três anos, ser um dos principais atletas do futebol alemão e triplicar o valor gasto. 

Quem pensa em jogadores jovens para estimular a ascensão do RB Leipzig é o diretor esportivo Ralf Rangnick, ex-treinador responsável por levar o Schalke 04 até a semifinal da Liga dos Campeões em 2011. O grande trabalho da carreira de Rangnick, possivelmente, ocorreu como um dos idealizadores da ascensão do Hoffenheim-ALE. 

Em 2008, mesmo na segunda divisão, o pequeno clube alemão surpreendeu ao contratar Carlos Eduardo, então destaque do Grêmio vice-campeão da Libertadores. Ele foi só um dos jogadores jovens - o volante Luiz Gustavo, hoje titular da seleção brasileira, foi outro - a chegar para a equipe, campeã de inverno na elite da Alemanha na temporada seguinte. Rangnick teve problemas de saúde e virou diretor da Red Bull, mas ainda deixou Roberto Firmino como herança no Hoffenheim. 

Os alemães veem em Malcom a possibilidade de repetir esse roteiro. Bem impressionados pela temporada 2014 que ele fez aos 17 anos, emissários do Leipizig conversaram com os agentes do atacante desde janeiro. Mas, decepcionados pelo Sul-Americano sub-20 ruim e pela queda do próprio clube na segunda divisão da Alemanha, se afastaram. Nos últimos dias, porém, os contatos foram retomados. À revista alemã Kicker, Rangnick negou o interesse em Malcom. 

Enquanto isso, a renovação de contrato do atacante será assinada nos próximos dias. Dono de uma dívida de quase R$ 6 milhões com os representantes do jogador, o Corinthians já foi informado do interesse do estafe de Malcom, que detém 65% dos direitos econômicos, em realizar transferência no meio do ano. 

Em contato com a reportagem, a assessoria de imprensa do empresário Fernando Garcia, dono da maior parte dos direitos de Malcom, confirmou ter recebido oferta pelo atacante. Afirmou, porém, não ter a intenção de vender Malcom no momento. O agente se disse animado pelo bom momento do Corinthians e a possibilidade de o jogador atuar na Olimpíada 2016. 

O RB Leipzig ocupa o sexto lugar na segunda divisão alemã e contratou recentemente o promissor atacante David Selke, 20 anos e do Werder Bremen-ALE, por 8 milhões de euros.

Além das filiais na Alemanha e em Campinas, o Red Bull possui clubes em Nova York, nos Estados Unidos, e em Salzburg, na Áustria.