Topo

Retrospecto caseiro contra colombianos é trunfo do Atlético-MG nesta quinta

 Neto Berola marcou, de voleio, o gol da virada do Atlético-MG sobre o Santa Fé, por 2 a 1, pela Libertadores - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Neto Berola marcou, de voleio, o gol da virada do Atlético-MG sobre o Santa Fé, por 2 a 1, pela Libertadores Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

06/04/2015 15h24

Enquanto o clássico com o Cruzeiro segue sem data definida para acontecer, o foco do Atlético-MG segue todo na Copa Libertadores. Nesta quinta-feira o time comandado por Levir Culpi recebe o Santa Fe, às 21h45, no Estádio Independência. Com apenas três pontos, a equipe mineira precisa vencer para continuar sem depender de outros resultados para avançar de fase no torneio continental.

Se em campo o time oscila bons e maus momentos, fora dele a torcida pode se agarrar no retrospecto do Atlético atuando como mandante contra equipes colombianas. Entre amistosos e competições oficiais foram disputadas sete partidas em Minas Gerais e o time alvinegro venceu cinco vezes e empatou outras duas.

A história de confrontos com equipes colombianos começou em 1975. O Atlético recebeu o Atlético Nacional e goleou por 5 a 0, com três gols do atacante Reinaldo, em jogo amistoso. Aliás, o próprio Atlético Nacional foi o último colombiano a visitar a equipe alvinegra em Belo Horizonte. O empate em 1 a 1, pelas oitavas de final da Libertadores do ano passado, classificou o time colombiano e fez o então campeão da América ser eliminado.

Adversário desta quinta-feira, o Santa Fe vai jogar contra o Atlético pela sexta vez e menos de cinco anos. Portanto, o jogo do dia 9 de abril vai ser o terceiro em terras mineiras, já que o primeiro encontro aconteceu em Sete Lagoas, pois os dois estádios da capital passavam por reformas em 2010. A partida disputada na Arena do Jacaré terminou 2 a 0 para o Atlético, com dois gols de Obina.

Ano passado o Santa Fe também esteve em Belo Horizonte. As duas equipes também foram do mesmo grupo na última Copa Libertadores. O jogo pela segunda rodada foi disputado no Independência e terminou com vitória brasileira por 2 a 1, de virada. Omar Pérez abriu o placar e o Atlético virou com gols de Jô e Neto Berola.

Além do Atlético Nacional e do Santa Fe, outras duas equipes colombianas já enfrentaram o Atlético na capital mineira. O América de Cali e o Junior Barranquilla estiveram no Mineirão para jogos da Copa Conmebol. Contra o América foram duas partidas, com uma vitória e um empate, pelas edições 1995 e 1997, respectivamente. Além de outra vitória sobre o Junior Barranquilla, pela competição de 1992.