Brasil é goleado pela Alemanha em amistoso antes da Copa do Mundo feminina
Não foi por 7 a 1, mas o Brasil mais uma vez não teve forças para enfrentar a Alemanha, agora no futebol feminino. Na preparação para a Copa do Mundo, que acontecerá no Canadá, a partir de 6 de junho, a Seleção Brasileira mostrou que ainda tem muito a melhorar antes da competição e foi derrotada por 4 a 0, em Fürth, na Alemanha.
O quase um mês de preparação em Itu, interior de São Paulo, não foi suficiente para o técnico Vadão resolver todos os problemas da equipe brasileira. Mostrando muita fragilidade em seu sistema defensivo, principalmente pelo fato de marcar em linha, o Brasil até teve chances, mas acabou sofrendo na mão de uma bem preparada seleção alemã.
Melhor jogadora do mundo pela Fifa em quatro oportunidades (2006, 2007, 2008 e 2009), Marta mal apareceu na partida. Bem marcada e jogando em uma equipe bastante desorganizada, a atacante não conseguiu assustar a Alemanha em nenhuma oportunidade.
Agora, a cabeça é na Copa do Mundo. Na última edição, ambas as equipes caíram nas quartas de final. No torneio que acontecerá a partir do dia 6 de junho, o Brasil está no Grupo E, com Coreia do Sul, Costa Rica e Espanha. Já a Alemanha está na chave C, junto com Costa do Marfim, Noruega e Tailândia.
Fases do jogo
O Brasil começou pressionando. Em apenas três minutos, a Seleção chegou ao gol adversário em três oportunidades. No lance mais perigoso, aos 8 da primeira etapa, Tamires tentou encobrir a goleira Angerer, mas a bola passou ao lado do gol alemão.
Os 10 primeiros minutos, no entanto, foi o máximo de pressão que o Brasil conseguiu impor no primeiro tempo. A partir daí, a Alemanha passou a tomar conta da partida e balançou as redes aos 20 minutos, com Laudehr. Para sorte brasileira, a camisa 6 estava impedida e o tento foi anulado.
O alívio, no entanto, durou apenas seis minutos. A mesma Laudehr foi derrubada dentro da área brasileira, em um lance envolvendo Mônica e Bruna. Pênalti, que Sasic converteu para abrir o placar para as donas da casa.
A Alemanha continuava melhor na partida, e uma lenta defesa brasileira facilitava as chegadas de ataque das donas da casa. Aos 29 minutos, Fabiana se atrapalhou e a bola sobrou para Sasic, que mandou para o gol. A goleira Bárbara, no entanto, se esticou toda para evitar o segundo gol alemão.
Aos 34 minutos, no entanto, a goleira nada pôde fazer para consertar mais um erro da lenta defesa brasileira. Em um lançamento longo, Bruna não conseguiu cortar, e a bola sobrou para Laudehr, que só teve o trabalho de tocar na saída de Bárbara.
No segundo tempo, a história seguiu da mesma maneira: uma lenta defesa brasileira, que marcava em linha, sofrendo na mão da Alemanha. Aos 15 minutos, Laudehr passou por duas adversárias e tocou em profundidade para Leupolz, que driblou Bárbara e fez o terceiro gol alemão.
Para sorte do Brasil, a carrasca Laudehr deixou a partida logo após o terceiro gol. Junto com ela foi embora também o ímpeto alemão. Com 3 a 0 no placar, a seleção europeia apenas administrou o resultado e esperou o tempo passar. Apesar disso, ainda encontrou tempo para aproveitar mais um problema defensivo brasileiro e fazer o quarto gol da partida, com Marozsan.
Melhor: Simone Laudehr. A meia infernizou a defesa brasileira e participou ativamente de três gols alemães na partida. Remanescente da equipe que conquistou a Copa do Mundo em 2007, Laudehr é a prova de como é importante o trabalho nas categorias de base (ela defende a seleção desde 2001, quando atuava no sub-17).
Pior: Sistema defensivo brasileiro. Apesar de ter participado dos dois lances que culminaram em gols para a Alemanha, seria injusto considerar a zagueira Bruna como a pior jogadora da partida. Na realidade, toda a defesa do Brasil apresentou grandes problemas e lentidão, tornando-se presa fácil para o bom ataque alemão.
Para lembrar: O último duelo entre Alemanha e Brasil aconteceu no início do ano, pelo torneio amistoso Copa Algarve, em Portugal. Na ocasião, a equipe europeia também levou a melhor e ficou com a vitória por 3 a 1.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.