Topo

Sem margem para erros, Atlético-MG inicia maratona de decisões do semestre

Victor cobra Atlético-MG mais concentrado em campo - John Vizcaino/Reuters
Victor cobra Atlético-MG mais concentrado em campo Imagem: John Vizcaino/Reuters

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

09/04/2015 06h00

O jogo desta noite contra o Santa Fe é uma verdadeira decisão para o Atlético-MG. Embora seja apenas a quarta partida pelo grupo 1 da Copa Libertadores, o time mineiro soma apenas três pontos e precisa ser praticamente perfeito daqui para frente para alcançar os objetivos traçados por jogadores, comissão técnica e diretoria. É assim, com esse sentimento de não poder errar mais, que o Atlético enfrenta a equipe colombiana, às 21h45, no Estádio Independência.

Decisões não apenas na Libertadores, já que são três semanas seguidas com duelos internacionais, mas também no Campeonato Mineiro. Se nesta quinta-feira a missão é vencer o Santa Fe, no domingo o Atlético tem o Cruzeiro pela frente, na 1ª partida semifinal do Estadual. Como o rival fez melhor campanha, o time alvinegro precisa vencer o jogo que também vai ser disputado no Horto, para não jogar pressionado na volta, ainda sem data definida, mas que vai acontecer no Mineirão.

Portanto, a péssima exibição em Varginha, diante do Boa Esporte, tem servir de exemplo. A postura e os erros daquele domingo não podem ser repetidos, como afirma o goleiro Victor. “Chegou o momento onde as coisas vão se afunilando e nosso nível de erro tem que ser mínimo. Falei na saída do último jogo que erramos o que podíamos. Agora, a partir desta quinta-feira, temos que buscar os resultados positivos com um índice melhor”.

Um dos pontos que o Atlético não pode errar é no quesito concentração. Um número que exemplifica bem a falta de atenção dentro de campo é de gols sofridos nos minutos finais das partidas. Dos 12 gols que o Atlético levou em 2015, sete deles foram marcados depois dos 30 do segundo tempo. Coincidência ou não, Victor pede que o Atlético estar mais concentrado em campo.

E no que depender de retrospecto, o torcedor atleticano pode se animar bastante. Afinal de contas o que esse time fez de melhor nos dois últimos anos foi vencer as partidas decisivas. As viradas na Libertadores de 2013 e na Copa do Brasil de 2014 servem de exemplo e motivação para uma série de decisões que começa nesta quinta-feira e pode ir até maio. Algo que depende exclusivamente do desempenho da equipe dentro de campo.

“Esse grupo está acostumado a jogos decisivos e de alto nível de pressão. A resposta é muito boa, como nas viradas que tivemos em 2013 e 2014. São jogadores que crescem nesses jogos. Temos o ingrediente ainda do apoio do torcedor. Tenho certeza que vamos pressionar o adversário”, demonstrou muita confiança o goleiro atleticano.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SANTA FE

Data: 9 de abril de 2015, quinta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Motivo: 4ª rodada do grupo 1 da Copa Libertadores
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Assistentes: Maurício Espinosa e Miguel Nievas (ambos uruguaios)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Carlos e Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi

SANTA FE: Castellano; Anchico, Mina, Francisco Meza e Villaraga; Roa, Torres, Arias e Omar Pérez; Morelo e Luís Paez.
Técnico: Gustavo Costas